Notícias

Empregados da Sanepar oferecem água tratada a romeiros durante a subida ao Morro do Cristo, em União da Vitória

Saneparianos voluntários apoiam romeiros em União da Vitória

19/04/2017

Para a Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná) Páscoa é tempo de ação social. Assim como a tradicional doação e distribuição de chocolates feita por saneparianos das diversas unidades da Companhia, outras ações também são desenvolvidas nas unidades regionais.

Em União da Vitória os empregados da Sanepar dão suporte para os romeiros da sexta-feira santa. A cidade tem a segunda maior estátua do Cristo do País e todos os anos centenas de fiéis seguem em procissão até o Morro do Cristo. Desde 2011, os saneparianos montam uma tenda próximo ao reservatório da Sanepar, no caminho para o morro. Durante toda a procissão os saneparianos distribuem água tratada em squeezes (garrafas) para quem passar pela tenda.

A Estátua do Sagrado Coração de Jesus fica em local de natureza exuberante. Todo ano, atrai turistas, visitantes e romeiros de várias cidades do Brasil. O caminho íngreme que leva ao Cristo fica menos pesado com o apoio dado pelos empregados da Sanepar em União da Vitória durante a sexta-feira Santa.

“Montamos uma equipe de voluntários, erguemos a tenda de apoio com distribuição de água na subida do Morro do Cristo. É tradição da população subir em peregrinação até a estátua. Começamos os atendimentos às 5h30, ainda escuro. Também disponibilizamos cadeiras para descanso, muito procuradas por pessoas fragilizadas pelo trajeto íngreme. Este ano, atendemos cerca de 2 mil pessoas. Muitos peregrinos reabasteciam nas torneiras instaladas para este atendimento, garantindo a hidratação para o percurso de retorno até suas casas”, conta a empregada Giselda Glasa Barbalho Zanetti.

Este ano, participaram da equipe de voluntários os empregados André Nicolas Fischer, Giselda Glasa Barbalho Zanetti, Bolívar Luiz Menoncin Junior, Monica Nalon Comerlato,
Daliana Brunni Stachechen Golanovski, Paulo Sergio Valentim, Carlos Vitor Sonálio, Osmar Roque Freitas e Raceli Adriana Cecchin.

O MORRO DO CRISTO – Com 27 metros de altura, a estátua que representa a imagem do Sagrado Coração de Jesus, padroeiro de União da Vitória, está localizada a 928 metros de altitude. Foi inaugurada em 1968 e tem uma escadaria de acesso com 224 degraus, que leva até o topo. O trajeto ao morro, apesar de íngreme, é todo pavimentado. A imagem, fixada em um pedestal de 6 metros com uma pequena capela em seu interior, é considerada a maior do Brasil depois do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro. O acesso ao Morro do Cristo é feito pelo Bairro São Joaquim ou, para quem vem pela BR-476, pela primeira entrada após o Hospital Regional.

Galeria

  • Empregados da Sanepar oferecem água tratada a romeiros durante a subida ao Morro do Cristo, em União da Vitória
  • Romeiros enfrentam trajeto íngreme, cuja dificuldade é amenizada com a distribuição de água aos fiéis
  • Romeiros enfrentam trajeto íngreme, cuja dificuldade é amenizada com a distribuição de água aos fiéis
  • A estátua do Cristo representando o Sagrado Coração de Jesus é a segunda do Brasil, atrás apenas do Cristo Redentor