Notícias

Simpósio em Curitiba debate Segurança de Barragens e Segurança Hídrica

18/10/2019

Evento será realizado no Instituto de Engenharia do Paraná e reúne especialistas do setor

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), o Comitê Brasileiro de Barragens (CBDB) e o Instituto de Engenharia do Paraná (IEP) realizam, na segunda-feira (21), a partir das 8h30, o I Simpósio Nacional de Segurança de Barragens para Abastecimento e Irrigação.

O Simpósio será realizado no Centro de Eventos do Instituto de Engenharia do Paraná e reunirá especialistas do segmento de abastecimento de água e de irrigação para debater sobre segurança das barragens. O objetivo difundir a cultura de segurança de barragens, principalmente as de usos múltiplos e abastecimento público, e mitigar riscos de ocorrência de incidentes ou de acidentes com estas estruturas.

Participam do evento autoridades, representantes de empresas e instituições públicas ou privadas que pertencem ao segmento de água e irrigação, profissionais que atuam nos ramos de estudos e projetos, construção, operação e meio ambiente de barragens, professores, pesquisadores e estudantes universitários.

O evento contará com a presença de especialistas do setor, entre eles do presidente do Comitê Brasileiro de Barragens, Dr. Carlos Henrique Medeiros e do ex-ministro de Minas e Energia, Francisco Luiz Sibut Gomide.

A Sanepar fará a apresentação de dois painéis. A engenheira da Sanepar, Adriana Verchai de Lima Lobo apresenta sobre a Segurança de barragens da Sanepar e a geóloga Ester Amélia Assis Mendes apresentará sobre a Implementação do Plano de Segurança Hídrica. O Simpósio aborda ainda as Políticas Nacionais de Segurança de Barragens, o Ciclo de Vida e a Gestão Compartilhada das Barragens de Acumulação de Água, Integração de Planos de Ação de Emergências e Planos de Contingências, Erosão de Margens de reservatórios e Integração entre Planos de Ação e Emergências e Plano de Contingência.

Confira a programação completa do evento no site http://beta.cbdb.org.br/evento/snsa.

Inscrições gratuitas e limitadas

Galeria