Notícias

Sistema de esgoto de Terra Roxa vai receber R$ 12 milhões

15/05/2012

A Sanepar pretende investir R$ 12 milhões, em Terra Roxa, na Região Oeste do Estado. Com esses valores, será implantado o Sistema de Esgoto Sanitário da cidade. O cronograma dos investimentos foi apresentado ao prefeito Donaldo Wagner, aos empresários, secretários municipais e às lideranças da comunidade, pelo gerente de Obras da Sanepar na região, Mário Hanaoka.

Quando o contrato para prestação dos serviços de saneamento básico foi assinado, em 2005, a Sanepar assumiu o compromisso de fazer os levantamentos técnicos, buscar recursos e iniciar a instalação das redes coletoras e construir a estação de tratamento de esgoto. A meta é atender 67% da população urbana com o serviço e manter o índice até o final do contrato, que tem vigência de 20 anos.

“Os investimentos, além de melhorar as condições ambientais da cidade, vão superar o índice previsto no contrato que era de 65%”, afirmou o gerente Mário. A Sanepar deve abrir o edital de licitação para contratar a obra ainda neste ano. A previsão é iniciar os serviços nos primeiros meses do próximo ano. O prazo de conclusão é de 18 meses.

Com recursos da Sanepar e BNDES/PAC serão implantados 53 quilômetros de redes coletoras, 9,5 mil metros de linhas de recalque, interceptores e emissários, e ainda duas estações elevatórias para coletar o esgoto de 2,6 mil ligações domiciliares. O tratamento dos dejetos será feito na estação de tratamento, composta por dois reatores, desarenador, dois filtros anaeróbios, oito leitos de secagem e laboratório.

O prefeito disse que o município vai ganhar muito com o sistema de esgoto. “Estamos preparando a cidade para atrair investidores e para o crescimento vertical. E isso só é possível com sistemas adequados de saneamento básico”.

Galeria