Notícias

Uma das principais cidades afetadas foi Cascavel, que desde o final de semana deixou de produzir 70% da demanda

Sistemas de água voltam a funcionar nas principais cidades afetadas

10/06/2014

Problema é mais grave em Prudentopólis, onde a captação continua alagada

A Sanepar informa que voltou a abastecer com água tratada, ainda que parcialmente, as principais cidades atingidas pelas enchentes do último final de semana. Neste momento, a situação é mais grave em Prudentópolis, pois a captação continua alagada. Há problemas em várias cidades e os técnicos ainda estão trabalhando para solucioná-los.

O maior impacto, por conta do total de pessoas afetadas, continua sendo percebido pelos moradores de Guarapuava, onde a produção de água foi totalmente paralisada e em Cascavel, que desde o final de semana deixou de produzir 70% da demanda. Nas duas cidades, as captações foram inundadas, afetando os motores e demais equipamentos elétricos. Foi necessário aguardar os rios das Pedras e Cascavel baixarem o nível para consertar os danos, fazer a limpeza e retomar o processo de abastecimento.

Em Guarapuava, a produção de água tratada foi retomada no início da manhã desta terça-feira. Depois de abastecer o centro, a água começa a chegar aos bairros, gradativamente. A Sanepar recomenda aos moradores que não tiveram os imóveis atingidos pela inundação que, hoje e amanhã, restrinjam o consumo para o preparo de alimentos e higiene pessoal. O uso racional vai permitir que a água chegue aos pontos mais distantes para que as famílias possam limpar suas casas “Pedimos solidariedade com os que foram mais afetados. Adiem atividades que podem esperar até quinta-feira, quando o abastecimento estará normalizado em toda a cidade”, diz o gerente regional da Sanepar em Guarapuava, João Edson de Lima.

Aos poucos, o sistema de abastecimento de Cascavel está sendo retomado. Às 6 horas da manhã desta terça-feira (10) foi possível colocar em operação dois dos cinco motores da captação de água do Rio Cascavel. Os outros três, que foram mais seriamente danificados pela inundação, estão sendo recuperados e devem ser e instalados ainda hoje. A previsão é normalizar o atendimento nesta quarta-feira (11). A recomendação de uso racional de água à medida que estão sendo abastecidos também vale para os moradores de Cascavel. Se houver grande consumo nas partes baixas da cidade nos pontos mais altos a falta de água pode persistir por mais tempo.

PRUDENTÓPOLIS – A captação do Rio dos Patos, em Prudentópolis, continua alagada. Lá estão instaladas as bombas que extraem a água para ser tratada e distribuída à população. O nível do rio baixou apenas 20 centímetros, o que impede que os técnicos possam fazer qualquer intervenção no local. É necessário que o rio baixe cerca de 3 metros para que se possa avaliar os danos causados pela enchente, recompor os equipamentos, e reiniciar a produção de água. Não há previsão de regularização do sistema. Um caminhão-pipa está na Praça da Matriz de Prudentópolis fornecendo água para os moradores. Desde ontem, caminhão-pipa também abastece o hospital, postos de saúde e delegacia de polícia.

IRATI E PALMEIRA – Em Irati e Palmeira os sistemas de abastecimento estão funcionando plenamente desde a noite de ontem (9), mas ainda não foi possível regularizar o fornecimento para todos os moradores. O consumo está acima do normal. A Sanepar pede que nos imóveis já abastecidos que sejam adotadas medidas de contenção de consumo. A colaboração de todos é imprescindível neste momento, pois a água que está sendo hoje para lavar roupas, calçadas e carros, está fazendo falta na casa de outras famílias.

CAPITÃO LEÔNIDAS MARQUES - O abastecimento começa a ser normalizado nesta terça-feira. O poço que abastece a cidade já voltou a operar e o motor da bomba da estação elevatória de água que queimou está sendo substituído. O caminhão-pipa vai continuar auxiliando no abastecimento até que a situação esteja regularizada. A cada duas horas o veículo ficará em pontos estratégicos para que a população possa pegar a água para alimentação e higiene pessoal. No primeiro período o caminhão estará em frente à Sanepar. Na sequência, na Rua Xambrê, próximo do Mercado Romã, depois na Praça São Cristóvão e por último nas proximidades do Mercado Quadri.

FOZ DO JORDÃO – Os técnicos continuam trabalhando, mas problemas operacionais decorrentes da enchente ainda não permitem colocar o sistema de produção de água em operação.

PINHÃO – 70% da cidade já recebe água. O rompimento de redes, arrastadas pela chuva está dificultando a normalização do abastecimentos. Equipes estão em campo para localizar e consertar as redes danificadas.

QUEDAS DO IGUAÇU E ESPIGÃO ALTO DO IGUAÇU – Nas duas cidades, que são atendidas pelo mesmo manancial, o abastecimento ainda é parcial. A solução depende da bomba que está sendo instalada.

CAMPO DO TENENTE – A cidade de Campo do Tenente ainda está sem água. Como o solo está muito encharcado, ainda não é possível consertar do registro de gaveta (equipamento que funciona junto com a rede de água). A expectativa é realizar o serviço nesta tarde e normalizar o abastecimento até amanhã, quarta-feira (11).

Galeria

  • Uma das principais cidades afetadas foi Cascavel, que desde o final de semana deixou de produzir 70% da demanda
  • Captação de água em Cascavel ficou inundada, afetando os motores e demais equipamentos elétricos
  • Caminhões-pipa continuam abastecendo alguns bairros de Cascavel. Abastecimento deve ser totalmente retomado nesta quarta-feira