Notícias

Captação de água em Cascavel ficou alagada

Técnicos trabalham para recuperar sistemas atingidos pelas enchentes

09/06/2014

A empresa faz um apelo aos moradores que começam a receber água tratada para que a utilizem com racionalidade

As enchentes que assolaram o Paraná no final de semana também comprometeram o sistema de água em dezenas de cidades. O aumento do nível dos rios inundou as captações, unidades instaladas à beira de rios para, através de bombas, extrair a água a ser tratada e distribuída a população. Em outras cidades, os poços estão alagados, ou não há acesso por estrada até as unidades de captação. Em outros sistemas, ainda, a causa da falta de água é o rompimento das redes.

“Onde é possível chegar, os técnicos da Sanepar estão fazendo a limpeza das unidades, avaliando se é possível ligar os equipamentos, providenciando o conserto e se empenhando para voltar a fornecer água tratada dentro do menor prazo possível”, diz o presidente da Companhia de Saneamento do Paraná, Fernando Ghignone.

A empresa faz um apelo aos moradores que começam a receber água tratada para que só façam a limpeza interna dos imóveis. A água que alguém utiliza, agora, para lavar calçadas e carros, está faltando na casa de outras pessoas porque o abastecimento ainda é precário.

GUARAPUAVA E REGIÃO - Em Guarapuava, o Rio das Pedras, que abastece a cidade, baixou e os técnicos conseguiram ter acesso à casa de máquinas. A limpeza acaba de ser concluída e neste momento está sendo feita a avaliação dos equipamentos de grande porte, que não puderam ser removidos. Estes equipamentos, como bombas, transformadores e quadros de comando elétrico, ficaram submersos e ainda não se sabe quando vão entrar em operação. A Sanepar pede aos moradores para que restrinjam o uso da água apenas para as atividades essenciais, como alimentação e higiene pessoal.

Os sistemas de abastecimentos de Palmeirinha (distrito de Guarapuava), Virmond, e Rio Bonito do Iguaçu estão operando parcialmente. Em Candói a produção de água está em condições de operar normalmente, mas as frequentes quedas de energia elétrica comprometem a regularização do abastecimento.

Em Nova Laranjeiras, Laranjeiras, Turvo e Pinhão os sistemas operam normalmente e a normalização do abastecimento, se não houver intercorrência, pode ocorrer nas próximas horas. A captação, responsável pelo abastecimento de Quedas do Iguaçu e Espigão Alto do Iguaçu continua embaixo da água. É necessário aguardar que o nível do rio caia para avaliar os danos aos equipamentos.

SUDOESTE – As unidades de captação que abastecem as cidades de Coronel Vivida, Chopinzinho, Mangueirinha, São João, Sulina São Jorge e o distrito de Antonio Paranhos estão alagadas e os sistemas de produção de água tratada paralisados. Em Pato Branco, o abastecimento de água nesta segunda-feira está comprometido. A companhia de energia elétrica já foi acionada e as equipes da Sanepar estão buscando meios para agilizar a normalização do fornecimento de água tratada. A previsão, para estes municípios, é restabelecer o abastecimento de água nesta terça-feira pela manhã.

OESTE - Em Cascavel, a falta de água tratada atinge 25 bairros, ou 70% dos moradores. O problema que, desde a madrugada do sábado atinge 15 bairros, foi se estendendo às demais regiões à medida que os reservatórios da empresa foram sendo esvaziados pelo consumo da população. Os técnicos estão fazendo a limpeza da captação. Depois será necessário remover as bombas, transportá-las até as estufas para secagem. Secas, as bombas precisam ser reinstaladas. A expectativa é reiniciar a produção de água tratada em Cascavel após as 22 horas desta segunda-feira. Como as redes e os reservatórios estão vazios, o período de normalização do abastecimento tende a ser maior. A previsão é que o abastecimento só seja normalizado na quarta-feira (11).

Em Capitão Leônidas Marques, a captação continua submersa e não há energia elétrica, por isso não há previsão para o retorno do abastecimento. Na mesma situação está o sistema de Lindoeste, onde o quadro de comando do poço foi danificado pela chuva. Em Boa Vista, o poço está alagado e foi constatado que há rompimento na rede de distribuição. Em Três Barras do Paraná, o sistema opera parcialmente. Deve faltar água nas próximas horas. No distrito de Barra Bonita, que pertence ao município, o poço está desligado e não há acesso porque a estrada ruiu. No distrito de Guaporé (município de Guaraniaçu), o poço também está inundado e não há previsão de retorno no fornecimento de água tratada. Em Campo Bonito, o abastecimento está sendo feito parcialmente. Dos três poços instalados na cidade, um está em operação e dois estão alagados. A cidade de Diamante do Oeste continua sem abastecimento e em Diamante do Sul e Juvinópolis a situação foi normalizada.

UNIÃO DA VITÓRIA E REGIÃO – Em União da Vitória, Bituruna e General Carneiro a captação e a produção de água estão operando normalmente. Há problemas na distribuição, porque houve rompimento de redes e pode faltar água em algum as regiões.

As cidades de Cruz Machado, Mallet, Rio Azul estão sem abastecimento desde sábado. O rio está acima do nível e as equipes estão trabalhando na secagem dos motores e quadros de comando. Os moradores de Rebouças amanheceram hoje sem abastecimento. O problema está na captação do Rio Potinga. Técnicos tentam colocar em operação a outra captação, a do Rio Barreiro. Também estão sem água os moradores de Dorizon e Santo Antonio do Iratim.

Em São João do Triunfo apenas um dos três poços está operando por causa da falta de qualidade da água. Técnicos de São Mateus do Sul estão se deslocando para o município para colocar os poços em operação.

CENTRO-SUL E CAMPOS GERAIS – Em Prudentópolis, a captação que abastece esta cidade continua alagada, ainda não é possível estimar quando o abastecimento será normalizado. Em Irati, Fernandes Pinheiro e Imbituva, a produção de água é parcial, sem previsão de normalização. Em Palmeira, onde a produção também é parcial, a previsão é normalizar o atendimento na madrugada desta terça-feira (10).

RMC – Em Campo Largo, dois poços do Gabiroba e captação Itaqui estão parados em decorrência da queda de energia no final de semana. Estão sem água cerca de 300 pessoas. Em Mandirituba, problemas já resolvidos no sistema de automação, ainda comprometem o nível dos reservatórios de distribuição. Cerca de 4 mil pessoas estão afetadas parcialmente. A previsão é regularizar o atendimento ao longo desta segunda-feira. Em Fazenda Rio Grande a captação foi alagada, mas já voltou a operar. A normalização, para as 9 mil pessoas afetadas, está prevista para esta segunda-feira. Em Campo do Tenente, o sistema continua sofrendo as consequências da chuva. A previsão é normalizar o atendimento às 20 horas de segunda-feira. Estão sendo afetadas 6 mil pessoas.

NORTE – Em Londrina, o abastecimento está prejudicado em alguns bairros da Região Sul e pontos isolados. A causa é o excesso de turbidez na água a ser tratada, provocada pelas chuvas, agravando a recuperação do fornecimento de água, interrompido no domingo para a execução de obras do Sistema Tibagi. A previsão é que a situação seja normalizada ao longo do dia de hoje. Em Rio Branco do Ivaí a produção de água continua paralisada por conta da inundação na captação, que afetou o quadro elétrico. O abastecimento está sendo feito com caminhões-pipa que injetam água nos reservatórios da empresa na cidade.

O Serviço de Atendimento ao Cliente Sanepar é feito pelo telefone 115, que funciona 24 horas. Ao ligar, tenha em mãos a conta de água ou o número de sua matrícula.

Galeria

  • Captação de água em Cascavel ficou alagada
  • Captação de água em Cascavel ficou alagada