Notícias

Sanepar produz 3.000 mudas nativas para reflorestamento do entorno da Barragem de Piraquara II

12/05/2017

SUGESTÃO DE PAUTA
Sanepar produz 3.000 mudas nativas para reflorestamento do entorno da Barragem de Piraquara II

Data: segunda-feira, 15 de maio
Local:  Piraquara – Casa da Cultura da Água (deslocamento de cerca de 30 minutos de Curitiba - ver mapa)
Horário da atividade: 9 às 16 horas (imagens e entrevistas podem ser feitas a qualquer momento neste período)

Áreas protegidas por lei como unidades de preservação são responsáveis pela produção de cerca de 50% da água bruta que é utilizada para abastecer Curitiba e municípios da Região Metropolitana. No entanto, a degradação dessas áreas continua ocorrendo.

Como atividade de conscientização sobre a preservação desses espaços, da água e das florestas, a Sanepar está promovendo nesta segunda-feira (15) a produção de cerca de 3.000 mudas nativas de plantas do entorno da Barragem de Piraquara II, que integra do sistema responsável por abastecer com água tratada a capital do Paraná e diversos municípios vizinhos. Cerca de 60 pessoas estarão participando da atividade.

Além da coleta de sementes na floresta e do plantio, os participantes percorrerão, de barco, dois pontos da Barragem para avaliar os impactos de uma área degradada e o estágio de outra em que foi iniciado o processo de recuperação florestal. O grupo estará sendo orientado pela equipe que atua na gestão de reservatórios e na área de pesquisa da Sanepar.

Localizada no município de Piraquara, cuja bacia hidrográfica possui uma área de 58 quilômetros quadrados, o lago da Barragem possui uma área de 5,2 quilômetros quadrados. O lago cheio tem uma reserva de 20,8 milhões de metros cúbicos de água, representando acréscimo ao sistema de abastecimento de 600 litros por segundo. Atualmente, a Região Metropolitana de Curitiba consome em torno de 8,8 mil litros de água por segundo.

Galeria