Notícias

"Trilha dos Sentidos" é apresentada na Efapi em Santo Antônio da Platina

04/04/2011

A Sanepar foi um dos expositores da 39.ª Exposição Feira Agropecuária, Comercial e Industrial do Norte Pioneiro (Efapi), que terminou neste domingo (3) em Santo Antônio da Platina. O governador Beto Richa abriu oficialmente a Feira e depois visitou o estande da Sanepar para conhecer o trabalho da empresa na região e cumprimentar a equipe de atendentes.

Na Efapi, os atendentes da Sanepar desenvolveram, junto aos visitantes, atividades de educação ambiental. Para reforçar o trabalho de conscientização sobre a importância da preservação ambiental e sobre o uso correto dos serviços que oferece, a Sanepar montou a Trilha dos Sentidos, com vegetação e outros elementos da floresta. “É um convite para refletir sobre a importância da água e da preservação do meio ambiente”, explica o gerente regional da Sanepar em Santo Antônio da Platina, Wanderley Mantovani.

Durante o percurso da trilha, feita no escuro, o visitante ativa os sentidos do tato, olfato e audição para reconhecer a natureza, de onde vem a água que sai da torneira da nossa casa e para onde deve ir o esgoto doméstico.

A Sanepar expôs ainda a Unidade Móvel Operacional (UMO), veículo equipado para realizar análises dentro do rigoroso sistema de controle de qualidade da água produzida e distribuída, e, também, um caminhão de hidrojateamento, para explicar como funciona o programa de manutenção preventiva da rede coletora de esgoto.

Vitrine - A Efapi é promovida pela Sociedade Rural do Norte Pioneiro e, de acordo com o presidente da entidade, Edson Gaudêncio, o evento tem se firmado como um importante difusor de tecnologia na região e como uma vitrine para a agricultura, pecuária, indústria e comércio.

A feira, que abriu os portões ao público na quarta-feira (30), teve shows, leilões, rodeios, e palestras técnicas. Segundo Gaudêncio, a expectativa é que 120 mil visitantes visitaram a Efapi.

Gaudêncio elogiou a participação da Sanepar na Efapi, que teve o estande bastante movimentado durante toda a feira. “Para nós a parceria com a Sanepar é muito importante. Acreditamos que a parceria público-privada é a única maneira para promover o crescimento para o meio rural. Queremos que a Sanepar esteja sempre conosco, valorizando a população e a agroindústria da Região do Norte Pioneiro”, destacou.

Visitantes – Durante os cinco dias de feira, visitantes de todo o Norte Pioneiro e também do interior de São Paulo passaram pelo estande da Sanepar na Efapi 2011. Entre as autoridades, além do governador Beto Richa e dos deputados estaduais Pedro Lupion e Hermas Brandão Júnior, prefeitos de diversas cidades visitaram o estande.

Morador do bairro Santa Terezinha, Joel Fagundes levou a filha Stephanni, de 9 anos, para conhecer o estande da Sanepar e passar pela Trilha dos Sentidos já no primeiro dia de feira. “Venho na Efapi, todos os anos. A participação da Sanepar está bastante interessante. Quero dizer que bebo uma água pura, muito boa, graças a Sanepar”, comentou.

Apelo Social – A situação dos moradores do Litoral do Paraná ainda é preocupante. Pensando nisto, funcionários da Sanepar levaram para o estande da empresa na Efapi, a campanha interna de arrecadação de donativos. “A Sanepar, solidária com as vítimas de inundações e deslizamentos do Litoral, mobilizou seus funcionários nos quatro contos do Estado. Aqui, externamos o apelo aos visitantes da feira. Vamos repassar as doações para a Defesa Civil que o enviará aos necessitados”, comentou o gerente Wanderley Mantovani.

Galeria