Notícias

Centenas de pessoas frequentam o estande da Sanepar na 39ª Expogua todos os dias

Último fim de semana para visitar estande da Sanepar na 39ª Expogua

15/08/2014

Em sete dias de feira, mais de 10 mil pessoas passaram pelo espaço que atrai o público com o cinema 3D

Termina neste fim de semana, em Guarapuava, a 39ª edição da Expogua, Exposição Feira Agropecuária e Industrial de Guarapuava, que acontece no Parque de Exposições Lacerda Werneck. A Sanepar está entre os expositores e preparou um espaço de mais de 100 metros quadrados para receber os visitantes. A novidade neste ano é o filme “Terra, Planeta Azul”, curta-metragem em 3D que tem atraído grande público. O estande da Sanepar estará aberto ao público das 14 horas à meia-noite, neste sábado e domingo, dias 16 e 17.

O filme em cartaz leva os espectadores a refletir sobre a importância da preservação da água, do meio ambiente e a necessidade do uso racional dos recursos hídricos. Durante os seis minutos de cada exibição, mostra a disponibilidade da água existente na Terra e o processo de tratamento do produto para que se torne potável.

Além disso, o filme leva a população à reflexão quanto ao consumo consciente dos produtos, mostrando o quanto o ser humano produz lixo e como ele deve ser adequadamente descartado e reciclado, mensagem que ficou bastante clara para Kauany dos Santos Marcos, de oito anos. “Eu gostei muito do filme e vi como é importante separar o lixo. Muita coisa pode ser reciclada, nem tudo deve ir para o lixo. Também entendi que as pessoas precisam consumir menos, comprar menos coisas”, afirmou a estudante.

HERÓIS DA RECICLAGEM – Outra atração do estande são os “Heróis da Reciclagem”, quatro personagens que representam os tipos de resíduos sólidos mais encontrados: a garrafa, a sacola plástica, o papelão e a lata de alumínio. O Monstro do Desperdício também compõe o elenco, que descontrai e alegra as crianças que passam pelo estande. Com eles, a Sanepar difunde, principalmente entre o público mais jovem, o conceito de reciclagem e separação do lixo. “As crianças costumam receber bem e aplicar no dia a dia, na escola e em casa, os conceitos de separação do lixo, economia de água e, inclusive, cobram para que toda a família participe. Por isso, a Sanepar acredita que é preciso mobilizar o público infantil”, ressalta João Edson de Lima, gerente da Unidade da Sanepar em Guarapuava.

Fernanda Roberta Silvestrin, de 9 anos, entrou com os pais e a irmã caçula na sala 3D. “Eu acho que temos que praticar na nossa casa a economia de água. A parte que mais me chamou atenção no filme foi a montanha de lixo. É incrível como tem lixo! As pessoas precisam separar”, disse a menina. Emanoel Silvestrin, pai das meninas, parabenizou a iniciativa da Sanepar. “É uma forma de chamar a nossa atenção para problemas cada vez mais sérios, como a escassez da água e o excesso de lixo, que vivenciamos e muitas vezes nem percebemos, não damos a importância devida e não nos colocamos como parte do processo e do problema”, enfatizou o empresário.

A FEIRA – A Expogua é a maior feira agropecuária e industrial da região. Até domingo, dia 17, acontece o circuito de rodeios. A feira conta com 100 expositores de vários setores e deve movimentar mais de R$ 30 milhões em negócios.

Galeria

  • Centenas de pessoas frequentam o estande da Sanepar na 39ª Expogua todos os dias
  • Cinema 3D da Sanepar leva espectadores a refletir sobre a importância da preservação da água
  • A estudante Kauany dos Santos Marcos nunca tinha visto um filme em 3D e compreendeu a mensagem transmitida no filme
  • Fernanda e a irmã Anna Luiza entraram com os pais para ver o filme. A família aprovou a atração da Sanepar este ano na Expogua