Notícias

Uniformes da Sanepar reciclam 174 mil garrafas PET em dois anos

09/06/2011

Em dois anos, 174.000 garrafas PET foram recicladas para a confecção dos tecidos para os uniformes de leituristas, operadores de estações de tratamento e pessoal de manutenção da Sanepar. A fibra reciclada de PET é misturada à fibra de algodão, o que garante conforto e durabilidade aos uniformes dos empregados da empresa.

O PET (Poli Tereftalato de Etileno) é um poliéster, plástico usado na fabricação de garrafas, frascos e embalagens para refrigerantes, águas, sucos, óleos comestíveis, medicamentos, cosméticos e produtos de higiene e limpeza. Cada garrafa PET demora 200 anos para se decompor. A reciclagem do produto traz grandes benefícios ao meio ambiente.

Para confeccionar uma camiseta do uniforme da Sanepar, são recicladas duas garrafas. A calça recicla três garrafas, o chapéu, uma e a jaqueta, cinco garrafas. "A preocupação ambiental está presente em todas as áreas da companhia, inclusive nos uniformes que usamos", afirma o gerente da Unidade de Serviço de Materiais da Sanepar, Eduardo Lauand Neto.

A leiturista Juliana Carolina Rodrigues que trabalha há mais de dois anos em Curitiba e Região Metropolitana, destaca que todas as peças do uniforme são confortáveis e fácil de lavar. A calça tem secagem rápida. A jaqueta é bem resistente para o dia-a-dia e quentinha.

Segundo a Associação Brasileira da Indústria de PET (Abipet), em 2008 foram recicladas no Brasil 253 mil toneladas de embalagens. Destas, 38% foram encaminhadas para a área têxtil. Além de incentivar os investimentos em cooperativas e catadores de lixo, a reciclagem promove ganhos ambientais. Para produzir um quilo de malha com PET são recicladas 11 garrafas de dois litros de refrigerante.

Ao reusar o material, a indústria deixa de produzir novas unidades de tereftalato de etileno (poliéster), economizando água, energia e matérias-primas, como o petróleo. A reciclagem também evita o acúmulo do material em lixões e aterros.

Galeria