Notícias

Use o Bom Senso terá certificação interna em toda a Sanepar

13/06/2011

O programa corporativo Use o Bom Senso terá, a partir deste ano, certificação interna emitida pela área de Excelência em Gestão da Diretoria de Meio Ambiente. De acordo com a coordenadora da Qualidade da Sanepar, Maria Angela Sargaço, a certificação visa garantir a sistematização do programa e evitar descontinuidade. “Faremos uma avaliação nos mesmos moldes que a auditoria da certificação interna da ISO. Reuniremos pessoas de diversas áreas para avaliar se o programa está rodando o PDCA - planejamento, desenvolvimento, checagem e ação corretiva”, observa.

Sargaço conta que, independente da certificação, diversas unidades do Estado estão buscando assessoria para implantação ou manutenção do Use o Bom Senso. “Estamos muito satisfeitos com a procura e pela demonstração de interesse na implantação do Programa. Vemos a articulação que envolve os nove sensos como um grande instrumento para a prática da sustentabilidade. Observamos que as ações em atendimento ao que o Programa preconiza nada mais são do que práticas sustentáveis”, destaca.

Ainda de acordo com Angela, a meta da Sanepar é certificar 100% das unidades até 2014. “A certificação deverá ser revalidada anualmente, por meio de auditoria, mostrando o aprimoramento das práticas ao longo dos anos. No futuro, poderemos ter a incorporação de outros itens no processo de avaliação, como o mapeamento dos aspectos e riscos ambientais e os respectivos planos de ação, por exemplo”, ressalta.

Benchmarking – Criado em Londrina em 2004, o Comitê do Programa Use o Bom Senso é modelo para o Estado. A afirmação é da gestora do Programa na Sanepar, Cristiane Ferraz, que esteve em Londrina na semana passada levando a proposta de certificação. Ela explicou que a certificação será conferida para cada unidade e que o Comitê (geral), formado por representantes da Unidade Regional Londrina-Cambé (URLC) e pelas unidades de serviço Industrial da Regional Londrina (USIDLD), Manutenção Eletromecânica Nordeste (USEMND) e de Projetos e Obras Nordeste (USPOND), além dos postos avançados das unidades de serviço de Avaliação de Conformidades, (USAV), de Comunicação Social (USCS) e de Materiais (USMA), será instrumento para disseminar práticas e promover a troca de informações.

Cristiane explica que, com a certificação, cada unidade deverá manter seu próprio comitê. “Vale lembra que a unidade deverá se candidatar ou, neste momento, aceitar o convite para participar do processo. A ideia é que a certificação ocorra, ao mesmo tempo, em todos os postos avançados das unidades não sendo permitida avaliação ou certificação independentes do escopo”, orienta.

A avaliação do Use o Bom Senso deve ocorrer no mês de outubro; até lá as unidades participantes do processo deverão evidenciar as práticas dos 9 sensos (Utilização, Ordenação, Limpeza, Saúde, Redução, Reutilização, Reciclagem, Responsabilidade Social e Autodisciplina e Comprometimento).

A coordenadora da Comitê do Programa Use o Bom Senso em Londrina, Valéria Matile, têm grandes expectativas sobre a certificação do Programa. “Creio que as práticas do Bom Senso dão suporte para outras conquistas e certificações como a ISO, PNQS e Pares. A certificação do Programa é uma forma de reconhecimento do que já é feito. Temos muitas coisas para adequar mas também temos muitas ações consolidadas”, destaca.

Cornélio Procópio – Também na semana passada, Cristiane Ferraz desenvolveu treinamento para implantação do Programa Use o Bom Senso na Unidade Regional de Cornélio Procópio (URCP). A unidade criou comitê do Programa com 26 profissionais de diferentes áreas de atuação. De acordo com a coordenada Zênite Silva, as ações que dizem respeito aos Nove Sensos serão retomadas a partir do que foi construído no passado. “Tivemos um trabalho grande anteriormente, por ocasião do PNQS, que conquistamos em 1997, mas houve descontinuidade. Agora, com os novos empregados que não participaram da primeira edição, devemos reunir a experiência com a motivação dos novos”, afirma.

O gerente da URCP, Bráulio Leonel, está bastante otimista e confiante. “Temos grandes desafios mas a equipe está motivada e se mostra comprometida. Sabemos que o prazo é curto mas trabalharemos juntos para promover mudanças e trazer melhorias para todos. A principal mudança deve ocorrer no comportamento de cada um, não apenas para cumprir sua rotina laboral, mas também no campo pessoal”, observa.

Galeria