Notícias

Vândalos destroem 12% dos hidrantes de Foz do Iguaçu

24/02/2011

Cerca de 12% dos hidrantes de Foz do Iguaçu foram danificados ou destruídos em atos de vandalismo. A constatação é de técnicos da Sanepar, que recentemente concluíram os serviços de vistoria, manutenção e conserto nos 133 hidrantes instalados na cidade. O custo de cada um varia entre R$ 1.400,00 e R$ 3.200,00, sem contar as despesas de instalação.

O Corpo de Bombeiros solicita que, nos casos de acidente, vandalismo ou vazamento em hidrantes, a população avise pelo telefone de emergência do Corpo de Bombeiros (193) ou pelo telefone de atendimento ao público da Sanepar (115.)

Em geral os vândalos entopem com pedras, terra e outros materiais os poços que dão acesso ao registro do hidrante subterrâneo. “Já os hidrantes de coluna (visíveis nas calçadas) são alvo de roubo de peças ou destruídos em acidentes de trânsito”, informa o gerente da Sanepar em Foz, Sergio Caimi.

Relações públicas do Corpo de Bombeiros de Foz, a aspirante Janaína Lopes Fagundes dos Santos informa que a falta de único equipamento pode causar danos de grandes proporções. “O controle do fogo depende da ação rápida e eficaz dos bombeiros. Quando não podemos contar com o hidrante, o combate ao incêndio pode ser comprometido.”

Segundo ela, “é fundamental que os hidrantes estejam funcionando adequadamente. Quando o hidrante for de coluna, a peça de encaixe da mangueira deve estar em perfeita condição de uso e quando for subterrâneo, deve estar limpo”, afirma.

Galeria