Notícias

Veranistas elogiam duchas ecológicas nas praias no Verão Maior

16/01/2020

Projeto Chuá da Sanepar promove conforto aos banhistas e contribui para economia de água no Verão Maior

Veranistas elogiam as duchas ecológicas instaladas pela Sanepar nas praias de Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná, dentro da operação Verão Maior. Ao longo da orla, estão à disponibilidade dos banhistas 47 duchas em 11 pontos fixos e em 2 pontos móveis.

As duchas fazem parte do Projeto Chuá, que proporciona conforto aos banhistas com uma pegada ecológica. Acionada por bombeamento manual, a água é retirada do lençol freático e é tratada com pastilha de cloro para ser utilizada apenas para banho, não sendo potável.

O gerente de educação socioambiental da Sanepar, Rafael Leite, explica que usar a ducha na praia ajuda a economizar água em casa. “Os banhistas aproveitam para tirar o sal e a areia do corpo, reduzindo o consumo de água durante o banho em casa”, afirma.

Vindo do Amazonas, o aposentado João de Oliveira Silva está morando há três anos em Matinhos. “Este projeto é muito bom porque a gente sai do mar e já tira o sal do corpo. É maravilhoso”, disse. Ele elogiou o fato de a ducha não desperdiçar água.

A professora Martha Elisa Koch de Souza, de Irati, também aprova a ducha. “A gente não fica com sal no corpo e não arde o olho. A Sanepar está de parabéns”, afirmou.

Moradora de Curitiba, a professora Célia Regina Diniz Lell considera tão confortável a ducha que gostaria que o projeto fosse ampliado. “Seria ótimo se tivesse mais. É uma facilidade porque se não a gente tem que carregar galão de água pra passar no corpo, principalmente das crianças.”

Pontos fixos de duchas

Matinhos: Praia Mansa - Av. Agílio Leão Macedo, 176 (entre a Rua Rio Branco e a Rua Ipiranga, ao lado do posto dos salva vidas); Praia Pipeline - Avenida Atlântica, 756; e próximo à D´Vicz - Avenida Atlântica, 2586

Guaratuba: Morro do Cristo - Av. Atlântica, 2358; Praia dos Magistrados - Avenida Atlântica, 500 (em frente à Associação dos Magistrados do Paraná); Praia das Pedras - Avenida Atlântica, 241; Praia de Caieiras - Rua San Remo (próximo à Rua Projetada A e à Rua Saturnino Neves)

Pontal do Paraná: Pontal do Sul -Rua das Encantadas (próximo ao Centro de Estudos do Mar da UFPR); Praia de Ipanema - Avenida Deputado Aníbal Khury, 4700; Praia de Leste - Avenida Deputado Aníbal Khury, 852 (em frente ao Privê Praia de Leste); Shangrilá – Avenida Mira Mar (entre a Rua Amaralina e a Rua Superagui)

Pontos móveis das duchas

Santa Terezinha - Avenida Dep. Aníbal Khury, 910
Gaiovotas – Avenida Beira Mar, 10.717

 

 

 

Galeria