Notícias

Veranistas aprovam limpeza nas praias do Paraná

27/01/2012

As praias do Paraná estão limpas e está bem melhor conviver na faixa de banho. A constatação é da adolescente Ana Gabriela Bandeira, de 13 anos. “Vejo a limpeza sendo feita todas as tardes.” O irmão João Gabriel (12 anos) também percebeu que “além de passar as máquinas, o pessoal distribui sacolas para que cada veranista recolha seu lixo. Só suja a praia quem quer”, diz.

A diferença que os jovens notaram é resultado do trabalho que a Sanepar realiza, diariamente, nos mais de 60 quilômetros de praia de Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná. A tarefa é executada por duas equipes. Durante o dia, a coleta é feita por caçambas motorizadas (dumpers) e por 125 coletores. À noite, a remoção é feita por tratores, que além de coletar os resíduos peneiram a areia. As cerca de oito toneladas/dia, em média, são depositadas em pontos estratégicos. O lixo é, então, retirado pelas equipes contratadas pelo Instituto das Águas do Paraná e encaminhado para aterros sanitários.

Dono de lanchonete em frente à praia de Caiobá, Laurival Paulo Pereira, 47 anos, abre um sorriso para dizer: “Limpeza nota 10. Senti firmeza!” Ele conta que trabalha até altas horas “e sempre lá pela meia-noite vejo passar o trator que recolhe lixo e peneira a areia.” Laurival diz acreditar que a limpeza da praia é responsável pelo aumento no movimento da lanchonete. “Tem vindo muito mais gente para cá.” Ele também elogia a colocação dos latões para lixo orgânico e reciclável disponíveis em toda a orla.

O aposentado Francisco Carlos, 63 anos, diz que desde o começo da temporada vê a movimentação das máquinas e dos coletores. “ A praia está limpinha, limpinha. Este é um serviço que deve ser mantido para as próximas temporadas”, sugere.

Atendendo na Casa do Artesanato de Caiobá, a aposentada Iraci Gomes, 55 anos, afirma que a faixa de banho “está muito mais segura. Mesmo que no final do dia as pessoas tenham deixado algum lixo na orla, de manhã está tudo limpo. Vejo as crianças brincando e percebo que elas não correm risco por causa do lixo.”

O serviço – As máquinas limpadoras e os dumpers estão executando o trabalho desde a Barra do Saí, em Guaratuba, até a praia Pontal do Sul, no município de Pontal do Paraná. “A limpeza das faixas de banho é mais um serviço que a empresa presta aos municípios litorâneos, aos turistas e veranistas”, diz o presidente da Sanepar, Fernando Ghignone.

Ações de educação ambiental integram a atividade. Os coletores distribuem bituqueiras, sacolas de lixo biodegradáveis e a cartilha que orienta os veranistas a zelarem pela praia. A Sanepar também forneceu os 1.200 tambores para lixo orgânico e reciclável, distribuídos pela orla. O lixo dos tambores é recolhido pelo Instituto das Águas do Paraná.

Ana Gabriela Bandeira, de 13 anos e o irmão João Gabriel, 12 anos

Aposentada Iraci Gomes, 55 anos, que atende Casa do Artesanato de Caiobá

Laurival Paulo Pereira, 47 anos, proprietário de lanchonete em frente à praia de Caiobá

As caçambas motorizadas (dumpers) realizam a coleta durante o dia

À noite, a remoção é feita por tratores, que além de coletar os resíduos peneiram a areia

Galeria