Notícias

Vereadores em visita a captação de água no Rio Pirapó

Vereadores conhecem relatório de ações para prevenção a catástrofes

17/01/2017

Durante a manhã desta terça-feira (17), 11 dos 15 vereadores eleitos de Maringá visitaram as instalações da Captação de Água da Sanepar no Rio Pirapó, manancial de abastecimento da cidade. Os vereadores participaram da exposição de um relatório técnico da Companhia sobre as ações já executadas e em andamento para evitar inundações causadas por catástrofes naturais, como em janeiro de 2016. 

O gerente da regional Maringá da Sanepar, Valteir Galdino da Nobrega, apresentou para os parlamentares a estrutura de saneamento da cidade e sua capacidade de atendimento com captação e distribuição de água e coleta e tratamento de esgoto. “Os investimentos já ultrapassam os R$25 milhões e os vereadores receberam todas as informações sobre o trabalho de prevenção de catástrofes e inundações que a Sanepar realiza”, destaca Nobrega. O gerente de Projetos e Obras, Flávio Yoshida, informou que esses recursos foram aplicados na construção de um novo reservatório no bairro Cidade Alta, com capacidade para 2 milhões de litros de água e na construção de um novo Centro de Controle Operacional.  Também foram feitas as interligações hidráulicas e a aquisição de sete conjuntos motobombas submersíveis e de dois motores reserva de 1.500 cv cada. Mais quatro poços foram perfurados e novos quadros de comando (eletrocentros) já estão em operação. A rede de distribuição de água foi ampliada em mais de 19 km e as obras na captação já estão licitadas.

O presidente da Câmara Municipal de Maringá, Mário Massao Hossokawa disse estar tranquilo com as medidas adotadas pela Sanepar, “a Companhia teve um grande avanço nesse último ano, passou pela burocracia da licitação, pois são equipamentos especiais e esperamos não passar por outros episódios como o de janeiro do ano passado”. O vereador Homero Figueiredo Lima e Marchese disse que “agora, depois das explanações e ações realizadas pela Sanepar, nós vereadores devemos acompanhar de perto todo o andamento da ações para que não ocorra desabastecimento prolongado.”

Além dessas ações, a Sanepar mantém um contrato com o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) para que a informação de alerta seja recebida em tempo real na Companhia. “O Simepar vai monitorar toda a nascente do Rio Pirapó, na região de Arapongas, no Norte do Estado. As alterações meteorológicas são compartilhadas em tempo real e com cinco dias de antecedência. Os dados são atualizados de hora em hora”, explica o engenheiro da Sanepar, Alinor Rodrigues Júnior.

Além dos vereadores, o diretor do Procon de Maringá, Rogério Calazans também esteve presente.

Galeria

  • Vereadores em visita a captação de água no Rio Pirapó
  • As autoridades municipais receberam as informações dos técnicos da Sanepar
  • Gerente da Sanepar, Valteir Galdino da Nobrega, apresentou a estrutura de saneamento no município