Notícias

Vigilância Sanitária e Sanepar regularizam ligações de esgoto em Foz

01/12/2011

A Sanepar, Vigilância Sanitária e a Prefeitura de Foz do Iguaçu vão intensificar as vistorias ambientais para incentivar os moradores a fazer corretamente a ligação do esgoto doméstico na rede pública.

“A parceria com a Vigilância Sanitária e a Prefeitura vai contribuir para reduzir a poluição dos rios causada pelo despejo irregular do esgoto doméstico”, diz o coordenador de redes da Sanepar, Nilto Pereira.

A partir de agora, a Vigilância Sanitária de Foz do Iguaçu, que é o órgão fiscalizador, vai reforçar as notificações e autuações dos proprietários de imóveis que se recusam a fazer a ligação do esgoto doméstico à rede pública, conforme determinam as normas técnicas.

Despoluição - O programa de despoluição ambiental Se Ligue na Rede está em execução em duas frentes distintas. Uma delas é para orientar sobre a ligação nas obras de ampliação da rede coletora de esgoto. A Sanepar está investindo mais de R$ 6,28 milhões no sistema de esgoto sanitário do município, com o assentamento de redes coletoras em bairros como Vila C, São Sebastião e Bela Vista. Também concluiu 37 km de rede na região do Jardim Nacional, Jaqueline, Ipanema e bairros próximos. Nesta região já estão ligados corretamente 1.164 imóveis. Outros 921 serão ligados.

Já na região central, a Sanepar está trabalhando em conjunto com entidades ambientais para a despoluição do Rio Monjolo, identificando as ligações irregulares. Já foram vistoriados mais de dois mil imóveis na região central da cidade.

Social – A Prefeitura de Foz e a Sanepar também estão estudando uma forma de auxiliar as pessoas de baixa renda a regularizar suas ligações de esgoto.

Quando a Vigilância Sanitária identificar a falta de condições financeiras para a execução do serviço e as assistentes sociais da Prefeitura de Foz do Iguaçu atestarem a real necessidade, a Secretaria de Obras do município - em conjunto com a Sanepar - farão a ligação interna do imóvel. O gerente regional da Sanepar, Rodrigo Becker, lembra que essa parceria ainda depende do cumprimento de formalidades legais.

Para definir o modelo de trabalho e as ações a ser implementadas estiveram reunidos nesta terça-feira, além de representantes da Sanepar, o diretor da Vigilância Sanitária de Foz, Cássio Lobato, o secretário municipal de Obras e Meio Ambiente, Ruberlei Santiago e assessores da Secretaria Municipal de Ação Social.

Galeria