Notícias

Andressa Telasko aprende a reaproveitar a água da chuva

Visitantes seguem o trajeto da água durante o Show Rural Coopavel

04/02/2015

Ônibus da Sanepar equipado com maquete incentiva reflexão sobre a preservação dos recursos hídricos e consumo consciente

Centenas de pessoas estão visitando o EcoExpresso Sanepar durante a 27ª edição do Show Rural Coopavel, no município de Cascavel. A atração está sendo utilizada como ferramenta de educação ambiental para que a Companhia de Saneamento do Paraná dissemine a problemática da Água entre os visitantes do evento. A maquete fica exposta e aberta à visitação pública até a próxima sexta-feira (6), das 8h às 17h, na área da Emater.

O ônibus EcoExpresso é equipado com uma grande e detalhada maquete na parte interna que permite aos visitantes visualizar o caminho da água desde a nascente até a sua disposição final, na forma de esgoto tratado. Quem embarca no EcoExpresso passeia por áreas rurais e urbanas e visualiza como ocorre o processo de captação, tratamento e distribuição da água, como é feita a coleta e o tratamento do esgoto, como é feita a destinação adequada dos resíduos sólidos urbanos e como, em todo esse processo, ainda é possível gerar energia elétrica.

De acordo com o gerente da Sanepar, Renato Mayer Bueno, por meio de todas essas informações, as pessoas são convidadas a refletir sobre o seu papel na preservação da água e do meio ambiente. “Nosso objetivo é fazer com que as pessoas também sintam-se responsáveis pela preservação dos recursos hídricos. Mostramos, por exemplo, que todos podemos adotar atitudes sustentáveis no dia a dia, como usar a água racionalmente - sem desperdiçar -, destinar o lixo corretamente e fazer a ligação do imóvel na rede de esgoto de da forma adequada”, explica Bueno.

APRENDIZADO - O professor Cláudio Mora Castro, que veio de Belo Horizonte, diz que “num país que trata apenas a metade do esgoto que coleta, a educação é fundamental na busca da conservação do meio ambiente. Ensinar as pessoas sobre o saneamento básico pode fazer toda a diferença. Encanar o esgoto é medida de conforto, trata-lo é medida de saúde”. Para ele, estimular o uso de fossa séptica nas áreas rurais, ou onde a rede pública ainda não chega, é uma solução que contribui com a melhoria das condições ambientais.

A possibilidade de aproveitamento da água da chuva, mostrada na maquete, foi o que mais chamou a atenção da estudante Andressa Telasko, da cidade de Virmond. A garota de 15 anos e que visita o estande da Sanepar pelo terceiro ano consecutivo diz que sempre aprende algo novo. “Neste ano, por exemplo, vi que é fácil acondicionar a água da chuva e a utilizá-la na limpeza das calçadas ou para regar o jardim. É bem simples e que pode ser adaptado em qualquer lugar”, afirma.

Vindo da cidade de Prudentópolis, o agricultor Adelar Skavronski se mostrou muito preocupado com a crise hídrica que assola alguns estados brasileiros. Apesar de nunca ter tido problemas nem na área rural onde trabalha, nem na cidade onde mora, Adelar quer de alguma forma ter a garantia que daqui a 30 ou 40 anos a falta de água não atinja o Paraná. “Fico muito feliz em saber que a Sanepar está ensinando a não desperdiçar e a proteger as fontes. Água limpa e preservada é sinônimo de saúde”, destaca.

Galeria

  • Andressa Telasko aprende a reaproveitar a água da chuva
  • O agricultor Adelar Skavronski mostra preocupação com o futuro por causa da crise hídrica
  • O professor mineiro Cláudio Mora Castro diz que a educação faz toda a diferença para a preservação ambiental
  • Visitantes no ônibus EcoExpresso refletem sobre a preservação da água
  • Visitantes no ônibus EcoExpresso refletem sobre a preservação da água
  • Visitantes no ônibus EcoExpresso refletem sobre a preservação da água