Notícias

Viveiros do Sudoeste produzem 800 mil mudas de árvores nativas

21/09/2011

Em pouco mais de seis anos de funcionamento, os viveiros construídos em Santo Antônio, Planalto e Itapejara do Oeste já produziram cerca de 800 mil mudas de árvores nativas. A iniciativa, resultado da parceria entre a Sanepar, o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e as prefeituras municipais, tem o objetivo de atender toda a Região Sudoeste com mudas para a recomposição das matas ciliares e, assim, contribuir para preservar os mananciais de abastecimento.

Espécies nativas como angico, aroeira, cabriúva, cedro, araucária, cereja, pitanga e ipê são produzidas nos viveiros. “As mudas são distribuídas gratuitamente para a comunidade e destinadas aos órgãos e entidades parceiras para entrega em eventos e ações ambientais”, explica a gestora de Meio Ambiente da Sanepar em Pato Branco, Marilucia Cyrino Rodrigues.

A produção de mudas nativas é uma forma de agir em sintonia com o ecossistema local. “As matas ciliares dos mananciais devem ser preservadas. Quando necessário o plantio, este deve ser feito com espécies nativas para contribuir com outros fatores que compõem o ambiente, tais como os animais e pássaros que vivem e contribuem com esse sistema”, destaca Marilucia.

Planalto – O Rio Siemens, que tem sua nascente no município de Planalto, é o responsável por abastecer, além dos planaltinos, toda a população urbana da cidade de Capanema, totalizando mais de 14 mil pessoas. As cerca de 800 propriedades rurais localizadas na bacia do manancial têm à disposição as mudas para preservar a mata ciliar. “A prefeitura mantém um programa chamado Meio Ambiente na Residência, em que funcionários do município distribuem regularmente, de casa em casa, as mudas produzidas no viveiro a todos os produtores interessados”, explica o secretário de Meio Ambiente, Airton Christmann.

Santo Antônio do Sudoeste – De acordo com o responsável pelo viveiro no município de Santo Antônio, Adelar Dalpizzol, a meta é plantar, de setembro a dezembro, 10 mil mudas. “Desde a criação do viveiro, cerca de 200 mil mudas foram produzidas e entregues aos proprietários rurais”, destaca Dalpizzol.

Itapejara do Oeste – Em Itapejara, o projeto do viveiro já contribuiu para a preservação de 200 nascentes, em parceria com outra iniciativa ambiental chamada “Água e Qualidade de Vida”.

Em todo o Estado, a Sanepar mantém 16 viveiros em parceria com o IAP e prefeituras municipais. Para conseguir as mudas, os interessados podem ir diretamente até um dos viveiros, ou solicitar na área de Meio Ambiente da Sanepar ou das prefeituras.


Galeria