Notícias

Voluntários da Sanepar se mobilizam para limpeza do Rio Cascavelzinho

27/11/2017

Ação faz parte da agenda ambiental da Companhia para o Dia do Rio, comemorado em 24 de novembro

Empregados da Sanepar e de empresas terceirizadas que prestam serviço na Estação de Tratamento de Esgoto Vassoural reuniram-se na última sexta-feira (24), para um mutirão de limpeza nas margens do Rio Cascavelzinho, em Guarapuava. A atividade faz parte das ações pelo Dia do Rio, comemorado em 24 de novembro.

O Cascavelzinho é um dos principais rios urbanos de Guarapuava. Ele corta toda cidade e recebe o efluente das estações Vassoural e Sul II, mas o lixo recolhido em nada lembra o esgoto tratado. No seu percurso, o rio passa por bairros, atendidos com rede coletora de esgoto, e vai recebendo uma contribuição nada correta de descarte de objetos, sujeira e detritos.

Segundo o técnico químico da Sanepar Clodoaldo José Marques, cinco toneladas de lixo chegam semanalmente à Estação de Tratamento de Esgoto Vassoural pela rede coletora. Esse lixo – que não deveria estar lá – é separado do esgoto e enviado para o aterro municipal. A equipe responsável pela ação ambiental de limpeza disse que assim o lixo que chega à estação de esgoto também é visto em toda extensão do rio.

“As pessoas jogam lixo nas ruas e nos rios como jogam no vaso sanitário e na pia. Infelizmente, o lixo está presente em todos os lugares. É muito triste saber e ver que a população ainda descarta tanta coisa de forma incorreta”, lamentou Clodoaldo.

Os coordenadores da Sanepar Alvaro José Argemiro da Silva e Cerineu de Almeida, que também participaram da ação, destacaram a importância do trabalho, mas principalmente da necessidade de as pessoas terem consciência de que também são responsáveis pelo correto destino do lixo que produzem.

“A Sanepar mantém de forma permanente programas de edução ambiental em escolas e comunidades. Nosso objetivo é disseminar, cada vez mais, o entendimento de que se não cuidarmos dos recursos hídricos, um dia eles podem faltar”, ressaltou Cerineu.

Ações como esta em Guarapuava também ocorreram em diversas regiões do Estado. A Sanepar conta com a parceria de prefeituras e organizações para desenvolver sua Agenda Ambiental durante todo o ano.

Galeria