Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS

Sustentabilidade é uma palavra que passou a frequentar o nosso dia a dia. Nas notícias, nos comerciais e embalagens de produtos diversos, nos diálogos. Seu conceito está vinculado ao desenvolvimento constante que garanta mais qualidade de vida e cidadania.

Mas, o que se pode entender por desenvolvimento sustentável?

A definição mais aceita para desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro.

Promover o desenvolvimento das nações ao redor do mundo, sem o comprometimento de recursos para as futuras gerações, é tema recorrente e foi sistematizado pelos países membros da Organização das Nações Unidas (ONU) a partir de 5 grandes áreas: Pessoas, Planeta, Paz, Prosperidade e Parcerias.

 

SANEPAR

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) está comprometida com o desenvolvimento sustentável. Programas como o Tarifa Social, Trate Bem a Rede, Equidade Sanepar, Comunidade Sanepar, Ecoexpresso, bem como a criação e manutenção de uma Unidade de Serviço de Educação Ambiental (Usea) e a forma de conduzir suas atividades cotidianas de abastecimento de água e coleta e tratamento de esgoto em 345 municípios paranaenses e uma cidade no estado vizinho de Santa Catarina, contribuem para a busca dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A Sanepar faz parte do Movimento Nós Podemos Paraná, uma rede estadual que busca a união dos três setores da sociedade (público, privado e terceiro setor) fomentando parcerias e intensificando a disseminação do tema com o objetivo de causar impacto direto no desenvolvimento econômico sustentável do estado.

Agora, assumindo um papel de ainda maior relevância, a Sanepar é também a instituição âncora do Movimento Nós Podemos Paraná e está à frente da Secretaria Executiva com a responsabilidade de seguir promovendo e difundindo os ODS dentro da plataforma proposta pela ONU. Trata-se de um marco para a companhia de saneamento paranaense que tem sua essência ligada à água, mas não abre mão de zelar por todos os elementos da natureza. 

Conheça os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS):

 

Os 5 p's da agenda 2030

Pessoas: Erradicar a pobreza e a fome de todas as maneiras e garantir a dignidade e a igualdade.

Prosperidade: Garantir vidas prósperas e plenas, em harmonia com a natureza.

Paz: Promover sociedades pacíficas, justas e inclusivas.

Parcerias: Implementar a agenda por meio de uma parceria global sólida.

Planeta: Proteger os recursos naturais e o clima do nosso planeta para as gerações futuras.

 

Todos os países membros da ONU comprometeram-se à mobilização para que até o ano de 2030 o mundo seja melhor com o alcance dos ODS.

Para saber mais sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável acesse: