Visitação | Sanepar

Visitação

[ VOLTAR ]

Museu do Saneamento
Museu
Museu do Saneamento
Museu do Saneamento

Inaugurado em 2014, o Museu do Saneamento tem como missão pesquisar, preservar e disseminar a memória do saneamento do Estado do Paraná, promovendo o conhecimento e a reflexão entre homem e ambiente.

O Museu ocupa parte do Espaço Tarumã, em Curitiba, no prédio onde funcionou a Estação de Tratamento de Água Tarumã, a primeira de grande porte do estado, construída em 1945 e desativada desde 2004.

A partir de 2013 o Espaço Tarumã passou a abrigar o Museu, Centro de Treinamento e o Centro de Tecnologias Sustentáveis, onde história e desenvolvimento de novas tecnologias em saneamento convivem diariamente.

Com mais de 8 mil itens, que abrangem o período de 1904 aos dias atuais, o acervo é formado por equipamentos, objetos, mobiliários, vestuários, documentos, veículos de transporte, fotografias, audiovisuais, mapas, plantas e projetos de engenharia. Grande parte do acervo está catalogado em meio digital e disponível para consulta no local, de forma a incentivar a pesquisa e a produção de conhecimento na área.

A visitação pública é aberta à comunidade de segunda adurante todo o dia de 2ª a 6ª feira. A entrada é permitida até às 17h00.

Visitas guiadas para grupos e escolas são realizadas de 3ª a 6ª feira, das 9h às 12h, e das 14h às 17h, por meio de agendamento prévio pelo e-mail.

Aberto para:
Visitantes e estudantes do ensino fundamental a partir de 10 anos de idade.
Visitantes e estudantes do ensino médio/técnico a partir de 14 anos de idade.
Visitantes e estudantes do ensino superior.
Profissionais de área técnica afim.

Dias de visitação: Terça-feira a Sexta-feira
Horário: 08h30 às 11h30 e das 14h00 às 17h30
Endereço: Rua Engenheiro Antônio Batista Ribas, 151, Tarumã - Curitiba
O que levar: Usar sapatos antiderrapantes e roupas confortáveis

As visitas são agendadas pelo email visitas@sanepar.com.br