Visitação

[ VOLTAR ]

Museu do Saneamento de Maringá
Museu

COMO MEDIDA DE ENFRENTAMENTO À PANDEMIA DO COVID-19, O LOCAL ENCONTRA-SE FECHADO POR TEMPO INDETERMINADO

------------------------------------

A Sanepar disponibiliza para a cidade de Maringá e região mais um local repleto de histórias sobre o saneamento. O Museu do Saneamento apresenta a evolução do saneamento na cidade desde 1951, por meio de painéis, documentos e equipamentos antigos.

O espaço mostra um pouco das dificuldades que os pioneiros do saneamento enfrentaram, mas, ao mesmo tempo, valoriza algo simples, como a água na torneira. O visitante é levado a compreender todo o trabalho e dedicação envolvidos na construção da infraestrutura de saneamento para as cidades.

Além de conhecer a história dos sistemas de água e esgoto, as grandes obras realizadas e o que leva Maringá a ser uma das cidades com o melhor índice de saneamento do Brasil, o visitante também é estimulado a discutir os conceitos de sustentabilidade por meio da reflexão sobre a relação entre o homem e o meio ambiente.

ANTIGUIDADES – No local os visitantes encontrarão muitos equipamentos antigos usados na área do saneamento. Entre eles, um turbidímetro Hach e outro da marca Hellige, ambos importados dos Estados Unidos em 1967. Há também uma balança analítica importada da Alemanha, do mesmo ano. Outra curiosidade é um livro que contém o registro da primeira coleta de água para análise bacteriológica de Maringá.

 

Aberto para:
Visitantes e estudantes do ensino médio/técnico a partir de 14 anos de idade.
Visitantes e estudantes do ensino superior.
Profissionais de área técnica afim.

Dias de visitação: Terças, Quartas, Quintas e Sextas-feiras
Horário: 09h00 - 11h00 e das 14h00 - 16h00
Endereço: AV. PEDRO TAQUES, 1469 - VILA MORANGUEIRA - JARDIM ALVORADA (SOBRELOJA - BANCO ITAU) - Maringá
O que levar: Roupa leve e confortável, sapato fechado.

As visitas são agendadas pelo email visitasmga@sanepar.com.br