Visitação

[ VOLTAR ]

Mananciais da Serra
Reservatório
Chaminé da antiga casa de máquinas nos Mananciais da Serra
Início da adutora de 38km nos Mananciais da Serra
Reservatório do Carvalhinho
Bebedouro nos Mananciais da Serra
Calendário de Abertura - 2020

COMO MEDIDA DE ENFRENTAMENTO À PANDEMIA DO COVID-19, E POR DETERMINAÇÃO DA PORTARIA 269/2020, O LOCAL ESTÁ FECHADO À VISITAÇÃO

QUANDO AS VISITAÇÕES FOREM RETOMADAS, AS RESTRIÇÕES SÃO:

  1. As visitas têm duração máxima de duas horas.
  2. Serão admitidos 3 grupos de 4 pessoas por período. Totalizando 12 visitantes a cada duas horas.
  3. Informamos que no momento não estamos realizando atendimento de grupos escolares e universidades.
  4. Para realizar a visita TODOS os visitantes deverão usar máscara e obedecer aos protocolos de distanciamento social;
  5. Cada visitante deverá levar a sua garrafa de água cheia (os bebedouros foram interditados) e o seu frasco de álcool gel. 
  6. Recomendamos ir com roupas adequadas e calçados antiderrapantes.
  7. Não é permitido: realizar acampamentos, nadar, pescar, fazer fogueiras, utilizar qualquer instrumento que produza fogo, o uso de bebidas alcoólicas, a presença de animais de estimação, som automotivos ou dispositivos sonoros, assim como a coleta de pedras, flores e frutos de qualquer espécie. Evite sair das trilhas já demarcadas, para sua segurança. Não é permitido a parada de qualquer meio de transporte na estrada de acesso. Os estacionamentos são gratuitos e de fácil acesso.
  8. TODOS os resíduos gerados deverão ser recolhidos e levados do local para a destinação correta nas lixeiras apropriadas.
  9. Não será permitida a entrada de visitantes que não tenham agendado a visita previamente, de pessoas do grupo de risco e com temperatura aferida acima de 37,8º. (conforme definido pelo Ministério da Saúde).
  10. Menores de 18 anos deverão estar acompanhados dos pais ou representante legal. 

Atenção: Lembramos que para a visita no Reservatório do Carvalho, por se tratar de uma área de Parque Estadual e de Preservação Ambiental, é preciso a apresentação do comprovante de vacinação da Febre Amarela. Caso contrário não será permitida a visitação.

----------------------------------------------------

Mais da metade da água consumida em Curitiba e Região vem da Área de Proteção Ambiental (APA) de Piraquara. No local, ficam os Mananciais da Serra, dentro do Parque Estadual Pico do Marumbi. A qualidade do precioso líquido está associada a uma legislação que busca proteger a Mata Atlântica e inibe atividades potencialmente poluidoras.

Nos Mananciais da Serra, ficam os primeiros reservatórios que abasteceram Curitiba, a partir de 1908. Do Reservatório Carvalho, o principal deles, uma adutora de 38 km levava água até o reservatório do Alto São Francisco, em Curitiba. A vida nos Mananciais da Serra é tema da exposição permanente que fica na Casa da Memória.

No local, é possível conhecer equipamentos e construções do início do saneamento na região e apreciar a Barragem do Cayuguava (também conhecida como Piraquara I), a primeira grande barragem para acumulação de água da Sanepar, inaugurada em 1979. A história da Barragem é contada em uma exposição permanente no Centro de Educação Socioambiental.

Os Mananciais da Serra ficam a cerca de 40 km de Curitiba. O local é próprio para caminhadas e existem diversas trilhas no local, com duração mínima de uma hora, entre ida e volta. O programa é ideal para passeios em família ou grupos, a pé ou de bicicleta. É proibida a entrada de animais, assim como deixar lixo no local, nadar, pescar, caçar, recolher animais ou plantas. Recomenda-se que o visitante use roupa e calçados confortáveis, repelente, proteção para sol ou chuva (os passeios realizam-se mesmo com chuva). É aconselhável levar máquina fotográfica e lanche. Há local para estacionamento de carros e é necessário fazer um cadastro na entrada.

Entre os percursos, estão o do Santuário São Francisco (percurso de 2 km), a Trilha do Salto (1 km), a Estrada do Carvalho (2,5 km) e a Trilha da Chaminé (1,5 km).

O Programa de Visitas aos Mananciais da Serra é realizado pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), Prefeitura Municipal de Piraquara, Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e Parque Estadual Pico do Marumbi.

Em 2020 os Mananciais da Serra abrem duas vezes ao mês, com exceção no mês de janeiro quando estaremos abertos à visitação todos os finais de semana:

Janeiro - 04, 05, 11, 12, 18, 19, 25 e 26

Fevereiro - 08, 09 e 29

Março - 01, 14, 15, 28 e 29

Abril - 11, 12, 25 e 26

Maio - 16, 17, 30 e 31

Junho - 13, 14, 27 e 28

Julho - 11, 12, 25 e 26

Agosto - 15, 16, 29 e 30

Setembro - 12, 13, 26 e 27

Outubro - 10, 11, 24 e 25

Novembro - 07, 08, 21 e 22

Dezembro - 05, 06, 19 e 20

ATENÇÃO: Por determinação da Secretaria de Estado da Saúde e do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) o acesso ao local está sujeito à apresentação do comprovante de vacina contra a febre amarela, em um período mínimo anterior de 10 dias. É obrigatório apresentar documento que atesta o recebimento da vacina e documento de identidade válido.

Aberto para:
Visitantes e estudantes do ensino fundamental a partir de 9 anos de idade.
Visitantes e estudantes do ensino médio/técnico a partir de 14 anos de idade.
Visitantes e estudantes do ensino superior.
Profissionais de área técnica afim.

Dias de visitação: Mensalmente, conforme calendário anual divulgado abaixo
Horário: 08h30 às 17h30 (com entrada permitida até as 16h00)
Endereço: Estrada da Barragem, s/n - Vila Fuck (Entremar) - Piraquara - Piraquara
O que levar: Recomenda-se que o visitante use roupa e calçados confortáveis, repelente, proteção para sol ou chuva (os passeios realizam-se mesmo com chuva). Comprovante de vacina contra a Febre Amarela e documento de identificação pessoal.

As visitas são agendadas pelo email mananciaisdaserra@sanepar.com.br ou ucsparana@iap.pr.gov.br