COMO MEDIDA DE ENFRENTAMENTO À PANDEMIA DO COVID-19, E POR DETERMINAÇÃO DA PORTARIA 269/2020, O LOCAL ESTÁ FECHADO À VISITAÇÃO
QUANDO AS VISITAÇÕES FOREM RETOMADAS, AS RESTRIÇÕES SÃO:
- As visitas têm duração máxima de duas horas.
- Serão admitidos 3 grupos de 4 pessoas por período. Totalizando 12 visitantes a cada duas horas.
- Informamos que no momento não estamos realizando atendimento de grupos escolares e universidades.
- Para realizar a visita TODOS os visitantes deverão usar máscara e obedecer aos protocolos de distanciamento social;
- Cada visitante deverá levar a sua garrafa de água cheia (os bebedouros foram interditados) e o seu frasco de álcool gel.
- Recomendamos ir com roupas adequadas e calçados antiderrapantes.
- Não é permitido: realizar acampamentos, nadar, pescar, fazer fogueiras, utilizar qualquer instrumento que produza fogo, o uso de bebidas alcoólicas, a presença de animais de estimação, som automotivos ou dispositivos sonoros, assim como a coleta de pedras, flores e frutos de qualquer espécie. Evite sair das trilhas já demarcadas, para sua segurança. Não é permitido a parada de qualquer meio de transporte na estrada de acesso. Os estacionamentos são gratuitos e de fácil acesso.
- TODOS os resíduos gerados deverão ser recolhidos e levados do local para a destinação correta nas lixeiras apropriadas.
- Não será permitida a entrada de visitantes que não tenham agendado a visita previamente, de pessoas do grupo de risco e com temperatura aferida acima de 37,8º. (conforme definido pelo Ministério da Saúde).
- Menores de 18 anos deverão estar acompanhados dos pais ou representante legal.
Atenção: Lembramos que para a visita no Reservatório do Carvalho, por se tratar de uma área de Parque Estadual e de Preservação Ambiental, é preciso a apresentação do comprovante de vacinação da Febre Amarela. Caso contrário não será permitida a visitação.
----------------------------------------------------
Mais da metade da água consumida em Curitiba e Região vem da Área de Proteção Ambiental (APA) de Piraquara. No local, ficam os Mananciais da Serra, dentro do Parque Estadual Pico do Marumbi. A qualidade do precioso líquido está associada a uma legislação que busca proteger a Mata Atlântica e inibe atividades potencialmente poluidoras.
Nos Mananciais da Serra, ficam os primeiros reservatórios que abasteceram Curitiba, a partir de 1908. Do Reservatório Carvalho, o principal deles, uma adutora de 38 km levava água até o reservatório do Alto São Francisco, em Curitiba. A vida nos Mananciais da Serra é tema da exposição permanente que fica na Casa da Memória.
No local, é possível conhecer equipamentos e construções do início do saneamento na região e apreciar a Barragem do Cayuguava (também conhecida como Piraquara I), a primeira grande barragem para acumulação de água da Sanepar, inaugurada em 1979. A história da Barragem é contada em uma exposição permanente no Centro de Educação Socioambiental.
Os Mananciais da Serra ficam a cerca de 40 km de Curitiba. O local é próprio para caminhadas e existem diversas trilhas no local, com duração mínima de uma hora, entre ida e volta. O programa é ideal para passeios em família ou grupos, a pé ou de bicicleta. É proibida a entrada de animais, assim como deixar lixo no local, nadar, pescar, caçar, recolher animais ou plantas. Recomenda-se que o visitante use roupa e calçados confortáveis, repelente, proteção para sol ou chuva (os passeios realizam-se mesmo com chuva). É aconselhável levar máquina fotográfica e lanche. Há local para estacionamento de carros e é necessário fazer um cadastro na entrada.
Entre os percursos, estão o do Santuário São Francisco (percurso de 2 km), a Trilha do Salto (1 km), a Estrada do Carvalho (2,5 km) e a Trilha da Chaminé (1,5 km).
O Programa de Visitas aos Mananciais da Serra é realizado pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), Prefeitura Municipal de Piraquara, Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e Parque Estadual Pico do Marumbi.
Em 2020 os Mananciais da Serra abrem duas vezes ao mês, com exceção no mês de janeiro quando estaremos abertos à visitação todos os finais de semana:
Janeiro - 04, 05, 11, 12, 18, 19, 25 e 26
Fevereiro - 08, 09 e 29
Março - 01, 14, 15, 28 e 29
Abril - 11, 12, 25 e 26
Maio - 16, 17, 30 e 31
Junho - 13, 14, 27 e 28
Julho - 11, 12, 25 e 26
Agosto - 15, 16, 29 e 30
Setembro - 12, 13, 26 e 27
Outubro - 10, 11, 24 e 25
Novembro - 07, 08, 21 e 22
Dezembro - 05, 06, 19 e 20
ATENÇÃO: Por determinação da Secretaria de Estado da Saúde e do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) o acesso ao local está sujeito à apresentação do comprovante de vacina contra a febre amarela, em um período mínimo anterior de 10 dias. É obrigatório apresentar documento que atesta o recebimento da vacina e documento de identidade válido.