Visitação

[ VOLTAR ]

Mananciais da Serra
Reservatório

COMO MEDIDA DE ENFRENTAMENTO À PANDEMIA DO COVID-19, E POR DETERMINAÇÃO DA PORTARIA 269/2020, O LOCAL ESTÁ FECHADO À VISITAÇÃO

QUANDO AS VISITAÇÕES FOREM RETOMADAS, AS RESTRIÇÕES SÃO:

  1. As visitas têm duração máxima de duas horas.
  2. Serão admitidos 3 grupos de 4 pessoas por período. Totalizando 12 visitantes a cada duas horas.
  3. Informamos que no momento não estamos realizando atendimento de grupos escolares e universidades.
  4. Para realizar a visita TODOS os visitantes deverão usar máscara e obedecer aos protocolos de distanciamento social;
  5. Cada visitante deverá levar a sua garrafa de água cheia (os bebedouros foram interditados) e o seu frasco de álcool gel. 
  6. Recomendamos ir com roupas adequadas e calçados antiderrapantes.
  7. Não é permitido: realizar acampamentos, nadar, pescar, fazer fogueiras, utilizar qualquer instrumento que produza fogo, o uso de bebidas alcoólicas, a presença de animais de estimação, som automotivos ou dispositivos sonoros, assim como a coleta de pedras, flores e frutos de qualquer espécie. Evite sair das trilhas já demarcadas, para sua segurança. Não é permitido a parada de qualquer meio de transporte na estrada de acesso. Os estacionamentos são gratuitos e de fácil acesso.
  8. TODOS os resíduos gerados deverão ser recolhidos e levados do local para a destinação correta nas lixeiras apropriadas.
  9. Não será permitida a entrada de visitantes que não tenham agendado a visita previamente, de pessoas do grupo de risco e com temperatura aferida acima de 37,8º. (conforme definido pelo Ministério da Saúde).
  10. Menores de 18 anos deverão estar acompanhados dos pais ou representante legal. 

Atenção: Lembramos que para a visita no Reservatório do Carvalho, por se tratar de uma área de Parque Estadual e de Preservação Ambiental, é preciso a apresentação do comprovante de vacinação da Febre Amarela. Caso contrário não será permitida a visitação.

----------------------------------------------------

Mais da metade da água consumida em Curitiba e Região vem da Área de Proteção Ambiental (APA) de Piraquara. No local, ficam os Mananciais da Serra, dentro do Parque Estadual Pico do Marumbi. A qualidade do precioso líquido está associada a uma legislação que busca proteger a Mata Atlântica e inibe atividades potencialmente poluidoras.

Nos Mananciais da Serra, ficam os primeiros reservatórios que abasteceram Curitiba, a partir de 1908. Do Reservatório Carvalho, o principal deles, uma adutora de 38 km levava água até o reservatório do Alto São Francisco, em Curitiba. A vida nos Mananciais da Serra é tema da exposição permanente que fica na Casa da Memória.

No local, é possível conhecer equipamentos e construções do início do saneamento na região e apreciar a Barragem do Cayuguava (também conhecida como Piraquara I), a primeira grande barragem para acumulação de água da Sanepar, inaugurada em 1979. A história da Barragem é contada em uma exposição permanente no Centro de Educação Socioambiental.

Os Mananciais da Serra ficam a cerca de 40 km de Curitiba. O local é próprio para caminhadas e existem diversas trilhas no local, com duração mínima de uma hora, entre ida e volta. O programa é ideal para passeios em família ou grupos, a pé ou de bicicleta. É proibida a entrada de animais, assim como deixar lixo no local, nadar, pescar, caçar, recolher animais ou plantas. Recomenda-se que o visitante use roupa e calçados confortáveis, repelente, proteção para sol ou chuva (os passeios realizam-se mesmo com chuva). É aconselhável levar máquina fotográfica e lanche. Há local para estacionamento de carros e é necessário fazer um cadastro na entrada.

Entre os percursos, estão o do Santuário São Francisco (percurso de 2 km), a Trilha do Salto (1 km), a Estrada do Carvalho (2,5 km) e a Trilha da Chaminé (1,5 km).

O Programa de Visitas aos Mananciais da Serra é realizado pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), Prefeitura Municipal de Piraquara, Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e Parque Estadual Pico do Marumbi.

Em 2020 os Mananciais da Serra abrem duas vezes ao mês, com exceção no mês de janeiro quando estaremos abertos à visitação todos os finais de semana:

Janeiro - 04, 05, 11, 12, 18, 19, 25 e 26

Fevereiro - 08, 09 e 29

Março - 01, 14, 15, 28 e 29

Abril - 11, 12, 25 e 26

Maio - 16, 17, 30 e 31

Junho - 13, 14, 27 e 28

Julho - 11, 12, 25 e 26

Agosto - 15, 16, 29 e 30

Setembro - 12, 13, 26 e 27

Outubro - 10, 11, 24 e 25

Novembro - 07, 08, 21 e 22

Dezembro - 05, 06, 19 e 20

ATENÇÃO: Por determinação da Secretaria de Estado da Saúde e do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) o acesso ao local está sujeito à apresentação do comprovante de vacina contra a febre amarela, em um período mínimo anterior de 10 dias. É obrigatório apresentar documento que atesta o recebimento da vacina e documento de identidade válido.

Aberto para:
Visitantes e estudantes do ensino fundamental a partir de 9 anos de idade.
Visitantes e estudantes do ensino médio/técnico a partir de 14 anos de idade.
Visitantes e estudantes do ensino superior.
Profissionais de área técnica afim.

Dias de visitação: Mensalmente, conforme calendário anual divulgado abaixo
Horário: 08h30 às 17h30 (com entrada permitida até as 16h00)
Endereço: Estrada da Barragem, s/n - Vila Fuck (Entremar) - Piraquara - Piraquara
O que levar: Recomenda-se que o visitante use roupa e calçados confortáveis, repelente, proteção para sol ou chuva (os passeios realizam-se mesmo com chuva). Comprovante de vacina contra a Febre Amarela e documento de identificação pessoal.

As visitas são agendadas pelo email mananciaisdaserra@sanepar.com.br ou ucsparana@iap.pr.gov.br