O Reservatório Botuquara foi inaugurado em 1914, em estilo que referencia a corrente eclética, é do tipo semienterrado e possui aproximadamente 1.085 m2de área construída. Na sua parte superior há um jardim com formas regulares para passeios em meio a canteiros de flores - mais precisamente rosas, que colorem a Praça do Reservatório.
Pelo seu estilo arquitetônico e a sua importância histórica, o conjunto foi tombado pelo Patrimônio Histórico Municipal em 04 de junho de 2002, passando a ter regras mais rígidas em sua manutenção.
O compromisso da Sanepar com a melhoria da qualidade de vida da população, o resgate, a preservação e a valorização da memória do saneamento de Ponta Grossa e do Paraná, foram a grande justificativa para a restauração do reservatório Botuquara. Hoje o espaço é aberto à visitação pública, por meio de visitas mediadas e é muito procurado para ensaios fotográficos para registro de datas especiais.
O objetivo do espaço é contar a história do saneamento em Ponta Grossa, por meio de um projeto educativo, focado na reflexão sobre os recursos hídricos, utilizando o patrimônio histórico como ferramenta de Educação Ambiental.
As visitas mediadas e oficinas educativas contribuem para integrar o conhecimento sobre a importância ambiental e social desse bem que integra o patrimônio histórico local, transformando-o num espaço de aprendizado e de construção de conhecimento.
OBS: As visitas mediadas devem ser agendadas com no mínimo 15 dias de antecedência. O agendamento para fotos com, no mínimo, 48 h de antecedência.