Visitação

[ VOLTAR ]

Reservatório Botuquara
Reservatório
Reservatório Botuquara
Jardim superior
Canteiros de flores
Vista aérea do Reservatório
Roseiral no jardim superior

O Reservatório Botuquara foi inaugurado em 1914, em estilo que referencia a corrente eclética, é do tipo semienterrado e possui aproximadamente 1.085 m2de área construída. Na sua parte superior há um jardim com formas regulares para passeios em meio a canteiros de flores - mais precisamente rosas, que colorem a Praça do Reservatório.

Pelo seu estilo arquitetônico e a sua importância histórica, o conjunto foi tombado pelo Patrimônio Histórico Municipal em 04 de junho de 2002, passando a ter regras mais rígidas em sua manutenção.

O compromisso da Sanepar com a melhoria da qualidade de vida da população, o resgate, a preservação e a valorização da memória do saneamento de Ponta Grossa e do Paraná, foram a grande justificativa para a restauração do reservatório Botuquara. Hoje o espaço é aberto à visitação pública, por meio de visitas mediadas e é muito procurado para ensaios fotográficos para registro de datas especiais.

O objetivo do espaço é contar a história do saneamento em Ponta Grossa, por meio de um projeto educativo, focado na reflexão sobre os recursos hídricos, utilizando o patrimônio histórico como ferramenta de Educação Ambiental.

As visitas mediadas e oficinas educativas contribuem para integrar o conhecimento sobre a importância ambiental e social desse bem que integra o patrimônio histórico local, transformando-o num espaço de aprendizado e de construção de conhecimento.

OBS: As visitas mediadas devem ser agendadas com no mínimo 15 dias de antecedência. O agendamento para fotos com, no mínimo, 48 h de antecedência.

Aberto para:
Visitantes e estudantes da educação infantil a partir de 6 anos de idade.
Visitantes e estudantes do ensino fundamental a partir de 9 anos de idade.
Visitantes e estudantes do ensino médio/técnico a partir de 14 anos de idade.
Visitantes e estudantes do ensino superior.
Profissionais de área técnica afim.

Dias de visitação: Segunda a Sexta-feira
Horário: 09h00 às 11h30 e das 14h00 as 17h00
Endereço: Rua Barão do Cerro Azul, 1931 - Centro - Ponta Grossa
O que levar: Roupas leves e confortáveis, calçados fechados

As visitas são agendadas pelo email visitaspg@sanepar.com.br