Notícias

Água distribuída em Umuarama passa por 9 mil análises mensais

25/03/2022

Sanepar segue rigoroso controle e análise da água da captação até a distribuição aos clientes

O sistema de abastecimento de água de Umuarama tem uma das melhores águas do mundo. Em todos os processos, desde a captação, tratamento, reservação e distribuição, a Sanepar segue todos os protocolos do Ministério da Saúde, que determina os padrões de potabilidade da água para consumo humano.

Em Umuarama, a água é captada no Rio Piava e em dois poços e, até chegar às casas dos consumidores, passa por rígidos controles e análises feitos nos laboratórios da empresa. Os equipamentos dos laboratórios são calibrados e ajustados dentro das normas técnicas. As análises seguem metodologia baseada no Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater (SMWW).

A Sanepar tem ainda a certificação ISO 17.025, acreditada pela Coordenação de Acreditação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), que estabelece requisitos de competência e atesta a confiança dos laboratórios acreditados, garantindo a capacidade e o controle metrológico para obter resultados válidos e comparáveis. Em Umuarama são realizadas mais de 9 mil análises mensais de água, o que torna a água de abastecimento público como o alimento mais bem controlado.

CONTROLE DE QUALIDADE – No Paraná, a Sanepar mantém uma complexa estrutura de análise da qualidade da água, que é referência no setor de saneamento do país. São quatro grandes laboratórios centrais – em Curitiba, Londrina, Maringá e Cascavel – e 153 outras unidades descentralizadas. No total, são feitas 7,5 milhões de análises por ano que asseguram que a água distribuída segue os padrões de potabilidade estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

Essas análises envolvem 109 parâmetros divididos em físico-químicos, microbiológicos, orgânicos e metais e são feitas na captação, na saída das estações de tratamento e nas redes de distribuição. Os resultados da Sanepar são repassados às secretarias municipais de saúde que, por sua vez, alimentam o Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Siságua) do Ministério da Saúde.

Em 16 de novembro de 2020, foi detectada em Umuarama uma amostra com arsênio acima do Valor Máximo Permitido (VMP) definido em portaria pelo Ministério da Saúde. O VMP do arsênio é de 0,010 miligrama por litro e, na amostra analisada, foi detectado 0,015 mg/L. Na contraprova realizada 15 dias depois, em 1.o de dezembro, e também em datas posteriores, não foi mais encontrado nenhum traço do produto. Trata-se de contaminação pontual.

TRANSPARÊNCIA – Todos os resultados das análises laboratoriais de qualidade da água da Sanepar são enviados, em primeira mão, para os municípios atendidos pela Companhia. São as Vigilâncias Sanitárias municipais que alimentam o Sistema de Informação da Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Sisagua) do Ministério da Saúde. Os dados ficam disponíveis também para a Secretaria Estadual da Saúde.

Além dessa rede de saúde pública, as mesmas informações ficam disponíveis para a população, no site da Sanepar no campo “Qualidade da Água”.  Os clientes podem consultar o relatório anual por localidade ou as atualizações de cada cidade em tempo real. Assim que os resultados são inseridos no sistema, o consumidor já tem acesso às análises feitas em sua cidade. Os dados são claros e acessíveis. As informações também são enviadas mensalmente aos clientes na conta de água.

 


Galeria