Notícias

Minas e poços perdem mais de 15% da vazão em Palotina

Após alerta amarelo, Palotina terá rodízio no abastecimento de água a partir de sexta-feira

15/12/2020

Sanepar recomenda que a população colabore com o uso da água para tarefas prioritárias

Após o alerta amarelo e com déficit de produção em relação à demanda da população, a Sanepar teve que adotar o sistema de rodízio para que todos os imóveis da cidade de Palotina, na região Oeste do Estado, recebam a água tratada de forma igualitária. O diretor de Meio Ambiente e Ação Social, Júlio Gonchorosky, explica que o rodízio não é uma punição, mas ação necessária para evitar que a falta de água afete sempre as mesmas regiões. “A Sanepar adotou diversas medidas emergenciais para manter o abastecimento. Os poços estão operando na capacidade máxima e mesmo assim não estamos conseguindo manter a regularidade no sistema de abastecimento para todos os bairros”, destaca.

A estiagem prolongada, com chuvas em torno de 50% abaixo da média, reduziu a vazão dos sete poços e das minas que abastecem o sistema. Os mananciais perderam mais de 15% em suas vazões, comprometendo o sistema que abastece os mais de 30 mil moradores da cidade. Por outro lado, a própria estiagem e as temperaturas altas têm elevado o consumo em 20%.

O Paraná passou a integrar em agosto o Monitor da Seca, criado devido à estiagem severa do Nordeste em 2012. Os dados do observatório mostram que 62% do território paranaense estão afetados pela seca e que 8% enquadram-se em seca severa.

O gerente regional Eduardo Arrosi lembra que agora, mais do que nunca, é necessária a colaboração de todos para o uso racional da água. Os institutos de meteorologia apontam chuvas abaixo da média até o primeiro trimestre do próximo ano. E os mananciais, rios, poços e minas, dependem da regularidade das chuvas para manter e recuperar vazão.

A cidade de Palotina foi dividida em quatro zonas de distribuição de água enquadradas em duas áreas que terão o abastecimento em dias alternados de segunda-feira aos sábados. O fechamento será feito das 13h30 às 19h30. Das 19h30 às 22h será feito o controle de qualidade da água nos setores de distribuição. O fornecimento de água volta à normalidade a partir das 22h. Diariamente, será feita a análise do sistema de abastecimento e será definida a aplicação ou não do rodízio. E a cada semana será feita a alteração nos dias de rodízio para não faltar água sempre nos mesmos dias.

 

Galeria

  • Minas e poços perdem mais de 15% da vazão em Palotina