Notícias

Autoridades conhecem estruturas que foram afetadas pela inundação

Autoridades visitam captação da Sanepar no Rio Pirapó

22/01/2016

Visitantes receberam informações sobre os problemas causados pela inundação e as ações realizadas para retomada do abastecimento

Uma comitiva composta pelo prefeito de Maringá, Roberto Pupin, pelo promotor de justiça do Ministério Público do Paraná, Maurício Kalache, por vereadores, pelo presidente da OAB/Maringá, Marcelo Costa, entre outras autoridades, esteve, nesta sexta-feira (22), na unidade de captação da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) no Rio Pirapó.

Durante a visita, eles foram acompanhados pelos gerentes da empresa, Sérgio Veroneze, Valteir Galdino da Nobrega e Flávio Yoshida, que apresentaram toda a estrutura da unidade de captação, falaram sobre os problemas causados pela inundação e as ações realizadas pelos técnicos da Sanepar para retomada do abastecimento.

“As autoridades puderam perceber, ao terem um contato direto com a situação, os impactos causados pela inundação que afetou as nossas unidades e os trabalhos que realizamos para que todo o sistema fosse retomado”, disse o gerente geral Sérgio Veroneze. Segundo ele, na próxima terça-feira (26), o presidente da Sanepar, Mounir Chaowiche, agendou reuniões com representantes da prefeitura, com os vereadores e com o Ministério Público. O objetivo é apresentar os estudos técnicos e as ações de curto, médio e longo prazos que a empresa está desenvolvendo, para buscar novas fontes de abastecimento para atender a cidade.

Na avaliação do prefeito Roberto Pupin, a inundação que atingiu a unidade de captação foi uma verdadeira catástrofe. “O que aconteceu aqui foi inevitável. A partir de agora nós vamos sentar com os diretores da empresa para buscar alternativas para que isto não volte a acontecer”. Para Pupin uma situação como esta não pode afetar o bom trabalho realizado pela Sanepar no município. “Maringá é reconhecida como uma das melhores cidades em saneamento do Brasil. E quem faz este trabalho de saneamento é a Sanepar. Não é por um fato como este que nós iremos jogar fora todos estes ganhos em saneamento para o município”, ressaltou Pupin. O prefeito também elogiou o trabalho realizado por toda a equipe técnica da Companhia.

O presidente da Câmara de Veradores, Chico Caiana, também acompanhou a visita e pôde avaliar os estragos causados pela chuvas e a atuação dos funcionários da empresa. “Realmete nós tivemos um problema muito sério aqui na captação. É só olhando para termos uma noção do que realmente aconteceu. Precisamos entender isto, mas também vamos cobrar que a empresa implante um plano para que isto não aconteça novamente em Maringá. Sabemos que a Sanepar já está trabalhando nisto e fomos informados de que em breve este plano será apresentado aos vereadores e à população da cidade.

INUNDAÇÃO – As fortes chuvas que caíram no início da semana passada, na região da bacia do Rio Pirapó, elevaram o nível do Rio Pirapó em mais de 10 metros, provocando a inundação da unidade de captação. As fortes correntezas também romperam parte da adutora. Por este motivo, a empresa foi obrigada a paralisar o funcionamento da captação e da Estação de Tratamento de Água, responsável pelo abastecimento de 85% da população de Maringá, prejudicando o fornecimento de água. O abastecimento em todos os bairros atendidos pelo Rio Pirapó foi totalmente normalizado no início da noite desta quinta-feira (21).

Galeria

  • Autoridades conhecem estruturas que foram afetadas pela inundação
  • Autoridades conhecem estruturas que foram afetadas pela inundação
  • Pupin: “O que aconteceu aqui foi uma catástrofe. Agora temos que discutir alternativas para que isto não volte a acontecer”
  • Autoridades conhecem estruturas que foram afetadas pela inundação