Notícias

Castro terá Câmara Técnica para cuidar do Arroio São Cristóvão

03/01/2011

A Sanepar e o Conselho Municipal de Meio Ambiente de Castro realizaram, nesta quarta-feira (15), reunião para a criação de um grupo de trabalho para tratar da despoluição do arroio São Cristóvão. "Hoje nós montamos uma Câmara Técnica para resolver o problema emergencial, mas futuramente estaremos formalizando um grupo gestor que engloba todos os organismos envolvidos com o manancial", explica Maria Inez Machado, diretora da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente de Castro. Também participaram da reunião representantes da Emater, Instituto Ambiental do Paraná, Força Verde e Vigilância Sanitária.

Durante o encontro, o gerente regional da Sanepar Ademir Quintino destacou a importância do arroio São Cristóvão para o abastecimento da cidade, lembrando que ele contribui com, no mínimo, 30% da água fornecida à população, o que representa 2 milhões de litros de água por dia.

Em virtude da contaminação por dejetos de animais verificada no manancial na última quinta-feira, a Sanepar suspendeu a captação da água do São Cristóvão para o abastecimento público. "Aumentamos a produção na captação do Rio Iapó, que somada à Santa Leopoldina está sendo suficiente para manter a cidade abastecida", detalha.

A coordenadora da Vigilância Sanitária, Natalie Cotrim Zahdi lembra que a população deve evitar fontes alternativas, como bicas e nascentes e continuar a consumir a água das torneiras normalmente. "A água da Sanepar é a única garantida pela Vigilância Sanitária e que não causa risco à saúde das pessoas", reforça.

A Sanepar está fazendo o monitoramento diário da água, mas a situação do arroio São Cristóvão ainda é considerada instável. Um grupo formado por representantes da câmara técnica esteve percorrendo os possíveis locais com focos de contaminação na tarde de hoje, para dar encaminhamento às medidas administrativas e legais cabíveis.

O Secretário Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente de Castro, Márcio Lopes, ressalta que a "a agricultura e a agropecuária são atividades fundamentais para o município de Castro, mas devem ser desenvolvidas de forma correta, sem prejudicar o meio ambiente".

Em janeiro, com a formalização do Grupo Gestor, deverá ter início também um trabalho educativo junto à comunidade, orientando sobre os critérios de ocupação do solo sem causar prejuízos ao meio ambiente.

 

Castro terá uma Câmara Técnica para tratar
da despoluição do Arroio São Cristóvão

 


O Arroio São Cristóvão é um dos principais
mananciais de abastecimento de Castro

Galeria