Notícias

Presidente da Sanepar, Fernando Guignone, prefeito de Cianorte, Claudemir Bongiorno, e o diretor Péricles Weber

Cianorte ganha campanha de educação ambiental

06/12/2013

Com a mobilização das crianças da cidade, programa de educação ambiental vai incentivar a correta separação do lixo

O presidente da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), Fernando Ghignone, e o prefeito de Cianorte, Claudemir Bongiorno, participaram nesta sexta-feira (6) da apresentação oficial de um amplo programa de educação ambiental desenvolvido pela Sanepar especialmente para o município. "Cianorte já conta com o único aterro do Paraná certificado com a ISO 14001, operado pela Sanepar. Agora, terá também um programa de educação ambiental, focado na coletiva seletiva de lixo, direcionado para 17 mil estudantes e 1,5 mil professores”, disse o presidente da Sanepar, ao lado do diretor de Meio Ambiente e Ação Social, Péricles Weber, gerentes e coordenadores da companhia paranaense.

Ghignone citou a experiência da capital. “Curitiba, por exemplo, viveu um período de glória com as campanhas de separação de lixo. Aqui, em Cianorte, nós criamos quatro personagens, que personalizam o lixo reciclável - vidro, metal, plástico e papel - e também um vilão, que é o monstro do desperdício”, explicou, ao esclarecer que o objetivo é atingir o público infantil. “As crianças têm um papel fundamental no convencimento dos adultos quanto à importância da reciclagem. O Aterro de Cianorte, hoje, tem uma vida útil estimada em 15 anos. Se campanhas como esta que estamos lançando derem resultado, a duração do aterro pode se estender por mais tempo ainda", destacou.

CONSCIÊNCIA AMBIENTAL – O prefeito Claudemir Bongiorno falou sobre a importância da campanha para a cidade. "Cianorte tem um aterro sanitário que é um modelo para todo Brasil, por isso é fundamental que se comece um trabalho de conscientização ambiental voltado para a coleta seletiva, principalmente com as nossas crianças, para que cresçam com essa mentalidade de separar de maneira adequada todo o lixo gerado em suas residências", disse ele, ao lado do vice-prefeito Sergio Pereira Junior e de secretários municipais.

Focado na coleta seletiva do lixo, o programa já está sendo levado, desde novembro, a 53 escolas do ensino fundamental e médio. Durante o evento, também foi feito um balanço das primeiras ações nas escolas municipais. Ghignone entregou ao prefeito um kit contendo a cartilha e jogos educativos relativos à campanha.

O principal objetivo da campanha é a sensibilização ambiental dos moradores de Cianorte: clientes, donas de casa e crianças nas escolas. Com a intenção de adequar o conceito da separação de resíduos sólidos a uma linguagem e conteúdo de fácil assimilação, optou-se por uma linha lúdica de comunicação, lançando mão de personagens que simbolizam os diferentes tipos de lixo e sua necessidade de separação.

Os personagens da campanha, os Heróis da Reciclagem, representam os principais tipos de resíduos sólidos recicláveis (vidro, metal, plástico, papel). Os Heróis atuam no combate ao Monstro do Desperdício. O espetáculo infantil será levado a 100% das escolas públicas municipais, por meio de uma agenda previamente definida entre Sanepar e Secretaria Municipal de Educação de Cianorte.

Desde 2002, a Sanepar é responsável pela gestão do Aterro Sanitário de Cianorte, que recebe o lixo de três municípios do Noroeste do Paraná. Com o gerenciamento da Sanepar, os resíduos sólidos têm coleta seletiva, transporte, tratamento e destino adequados. São ações que reduzem a poluição, preservam o meio ambiente e resultam em investimento na saúde da população.

 

 

Galeria

  • Presidente da Sanepar, Fernando Guignone, prefeito de Cianorte, Claudemir Bongiorno, e o diretor Péricles Weber
  • Diretor de Meio Ambiente e Ação Social, Péricles Weber, falou da importância da campanha em Cianorte
  • Ghignone disse que as crianças têm um papel fundamental no convencimento dos adultos quanto à importância da reciclagem