Notícias

Óleo deve ser armazenado em garrafa pet

Começa em Palmeira projeto para reciclar óleo

29/04/2015

Em baixas temperaturas, óleo se torna pastoso e pode se acumular na parede da tubulação, provocando entupimentos

Para incentivar empregados e clientes a separar e dar a destinação correta ao óleo de cozinha usado, a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) está desenvolvendo em todo o estado o programa Se ligue nessa ideia: Sem óleo na rede. O objetivo principal da ação é evitar que o óleo de cozinha seja descartado de forma inadequada no meio ambiente ou na rede coletora de esgoto e que seja reciclado. Em abril, o projeto começou a ser desenvolvido na cidade de Palmeira.

Quem quiser participar, pode acondicionar o óleo de cozinha usado em garrafa plástica e deixar em um dos pontos de coleta. Em Palmeira, os coletores estão na Central de Relacionamento da Sanepar, no Mercado Palmeira e na Escola Municipal Nossa Senhora do Rocio. Nos próximos dias, os clientes também receberão em casa material informativo sobre o projeto.

Na região de Ponta Grossa, o óleo usado é coletado também nas centrais de Ponta Grossa, Irati, Ipiranga e Inácio Martins. Para saber os endereços das centrais de relacionamento da Sanepar nestas cidades, basta acessar o site www.sanepar.com.br, clicar em Centrais de Relacionamento (no topo da página) e escolher a cidade.

CONSEQUÊNCIAS – O destino inadequado do óleo de cozinha provoca entupimentos das tubulações, dificulta o processo de tratamento do esgoto e pode contaminar o meio ambiente. O sistema de esgoto é projetado para coletar e tratar apenas efluentes provenientes das instalações sanitárias (vasos e chuveiros), pias de cozinha, tanques e ralos dos imóveis. O óleo de cozinha, em baixas temperaturas, se torna pastoso e tende a se acumular na parede da tubulação, conexões e demais equipamentos da rede coletora de esgoto, provocando entupimentos. Ele também pode comprometer o sistema de esgoto dos próprios imóveis, principalmente se ficar parado na caixa de gordura.

“Através do programa Sem Óleo na Rede, o material coletado segue para a reciclagem, prevenindo a ocorrência destes problemas, além de contribuir com programas sociais”, afirma Luciana Garcia, gestora de educação socioambiental da Sanepar. Em Palmeira, a renda obtida com a reciclagem do óleo coletado será revertida em prol da Escola Municipal Nossa Senhora do Rocio, através da Associação de Pais, Mestres e Funcionários (APMF).

Galeria

  • Óleo deve ser armazenado em garrafa pet