Notícias

Comitiva de prefeitos do Ceará visita aterro de Cianorte

15/12/2010

Um grupo formado por prefeitos da Região Metropolitana do Cariri e técnicos da Secretaria das Cidades do Estado do Ceará (Cosam) visitou, nesta terça-feira (14), o aterro sanitário de Cianorte, cuja gestão é feita pela Sanepar. Durante a visita, eles receberam informações sobre as questões jurídicas, administrativas e operacionais que envolvem a gestão dos resíduos sólidos pela empresa na cidade.

De acordo com o organizador da viagem à Cianorte e coordenador de meio ambiente da Cosam, Fernando Sérgio Studart Leitão, a experiência paranaense é extremamente positiva. "Tivemos contato com o trabalho da Sanepar durante visita realizada em 2008. As informações recebidas na época têm nos ajudado muito na implantação de modelos de gestão de aterros sanitários regionais", informou Leitão.

Ele destacou que a intenção desta nova visita foi buscar informações mais aprofundadas. "O grupo pretende conhecer as experiências da Sanepar em resíduos sólidos, especialmente quanto aos arcabouços jurídicos-institucionais utilizados, os modelos tributários, as formas utilizadas na contratação de serviços, os modelos de contratos administrativos e as experiências de parcerias público-privadas", ressaltou Leitão.

O conhecimento adquirido durante a visita deve facilitar a implementação de ações estaduais e municipais na área de gestão de resíduos sólidos, inicialmente, em dez municípios cearenses. Para o prefeito de Crato, Raimundo Bezerra Filho, a implantação de um aterro regional é projeto fundamental para o município. "Hoje sofremos muitas cobranças do Ministério Público e da legislação, que está cada vez mais severa", explica.

Outro ponto ressaltado pelo prefeito de Crato é o fato de o município possuir duas importantes áreas ambientais e mesmo assim ter que conviver com um lixão. "Temos que ser um exemplo, pois temos a primeira Floresta Nacional do Brasil e primeiro Geoparque das Américas. Portanto não seria interessante vendermos para o mundo essas belezas da natureza e ao mesmo tempo ter lixo sendo depositado a céu aberto sem o devido tratamento", enfatizou Bezerra.

O gerente de Novos Negócios da Sanepar, Nuno Alves Pereira, avaliou positivamente a visita da comitiva ao aterro sanitário de Cianorte. "Sem dúvida nosso sistema de gestão dos resíduos sólidos tem sido visto como um exemplo para todo o Brasil. Isto mostra a importância da parceria entre a Sanepar e a prefeitura municipal, que tem, cada vez mais, atraído a atenção de outras localidades pelo excelente serviço realizado", ressaltou Pereira.

 
Prefeitos e técnicos do Ceará visitam aterro
de Cianorte, cuja gestão é feita pela Sanepar

Galeria