Notícias

Comunidade da Barra do Quieto comemora água de qualidade

Comunidade Linha Barra do Quieto recebe água com qualidade

11/02/2021

Em parceria com Prefeitura e comunidade, Sanepar implantou na localidade o programa Saneamento Rural

A comunidade rural Linha Barra do Quieto, em Nova Prata do Iguaçu, passou a ter abastecimento regular com água potável desde o fim do ano passado. Isso foi possível por meio do programa Saneamento Rural, feito em parceria entre a Sanepar, a Prefeitura de Nova Prata e os moradores.

A Sanepar colocou em operação um poço que atende as 85 famílias da localidade e também algumas famílias da Vila Salete. Antes, a maioria das casas era abastecida por poço tipo cacimba e algumas tinham mina superficial. Mas a qualidade da água era ruim. "Teve um alagamento e os poços ficaram com água ruim de beber e as minas viviam entupidas”, explica o agricultor Aleandro Voss, voluntário responsável pela operação do sistema de abastecimento na comunidade.

Segundo ele, o poço já estava perfurado, mas faltavam a rede e as instalações. Por meio da parceria, a Sanepar forneceu os projetos da rede de distribuição, 24,8 quilômetros de tubulações e as orientações técnicas. A prefeitura e a comunidade ficaram com a responsabilidade de executar as obras e operar o sistema de água. "Nós tivemos alguma dificuldade por causa da pandemia, mas trabalhamos juntos e tudo deu certo. Assim, toda a comunidade agora tem água de qualidade. E a água também é muito importante para a agricultura”, afirma.

Galeria

  • Comunidade da Barra do Quieto comemora água de qualidade
  • Comunidade da Barra do Quieto comemora água de qualidade