Notícias

Visita ao processo de secagem de lodo de esgoto na ETE Atuba Sul

Equipe da Agepar conhece estrutura operacional da Sanepar

31/05/2022

Técnicos e diretores conheceram obras dos sistemas de água e de esgoto na Região Metropolitana de Curitiba

Diretores, gerentes e técnicos da Sanepar receberam a visita de diretores, coordenadores e servidores da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná (Agepar), nesta quarta-feira (25). Eles conheceram obras dos sistemas de água e de esgoto na Região Metropolitana de Curitiba e ouviram sobre os aspectos técnicos e operacionais dos serviços de saneamento executados pela Sanepar.

O primeiro ponto de parada foi a obra do Reservatório Sítio Cercado, que tem capacidade de 10 milhões de litros de água e faz parte do planejamento da Companhia de tornar mais dinâmica a distribuição de água do Sistema de Abastecimento Integrado de Curitiba e Região Metropolitana (SAIC). O novo reservatório é de aço vitrificado, mais resistente e de maior durabilidade, além de ter manutenção com mais rápida, reduzindo o tempo de parada operacional.

Em seguida, a visita foi à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Atuba Sul, onde a Sanepar está implantando um novo sistema de secagem do lodo de esgoto, baseado em conceitos de eficiência energética e economia circular. Nesse sistema, a Sanepar deixará de enviar para aterro sanitário todo mês cerca de 3.800 toneladas do lodo gerado nesta estação. A ETE Atuba Sul recebe o efluente doméstico de mais de 800 mil pessoas da RMC.

O encontro teve continuidade no auditório da Sanepar, no Tarumã, onde funcionou a primeira estação de tratamento de água de maior porte do estado. Foram apresentados o organograma da Companhia, o funcionamento da área operacional, responsável pelos sistemas de água e de esgoto em todo o estado e como é feita a gestão regionalizada. Além disso, houve um detalhamento de como a Companhia define seu planejamento plurianual, que é a base dos seus projetos e obras, como funcionam os processos licitatórios e de contratação de empresas terceirizadas, a busca permanente de inovação em seus processos e o atendimento às várias legislações. Os representantes da Sanepar também responderam perguntas e esclareceram dúvidas da equipe da Agepar.

Representando a Sanepar estavam a diretora de Investimentos, Leura Conte de Oliveira, o diretor adjunto de Compliance, Fernando Guedes, o gerente geral da Região Metropolitana, Fabio Basso, o gerente geral de Planejamento e Desenvolvimento Operacional, Paulo Marini, o gerente do Processo Esgoto, Edgard Faust, o gerente de Tratamento de Esgoto na RMC, Ernani Ramme, a gerente de Produção de Água, Luciana Balbinott, coordenadores, engenheiros e técnicos. Da parte da Agepar, estavam os diretores de Fiscalização e Qualidade dos serviços, Antenor Demeterco Neto, de Normas e Regulamentação, Braulio Cesco Fleury, administrativa-financeira, Daniela Pereira Miranda, coordenadores e servidores.

 

Galeria

  • Visita ao processo de secagem de lodo de esgoto na ETE Atuba Sul
  • Visita à obra do reservatório do Sítio Cercado
  • Visita à obra do reservatório do Sítio Cercado
  • Gerente de Tratamento de Esgoto apresenta estrutura de esgotamento sanitário
  • Visita ao processo de secagem de lodo de esgoto na ETE Atuba Sul
  • Visita ao processo de secagem de lodo de esgoto na ETE Atuba Sul
  • Visita à Estação de Tratamento de Esgoto Atuba Sul