Notícias

Entrega da ampliação da estação de tratamento de esgoto

ETE Água Limpa é ampliada em Joaquim Távora

24/11/2017

Presidente da Sanepar também falou sobre investimentos na região do Norte Pioneiro

 

Foi entregue, na tarde desta quinta-feira (23), a obra de ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Água Limpa, em Joaquim Távora. Além do presidente da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), Mounir Chaowiche, e do prefeito do município, Gelson Mansur Nassar, o evento reuniu autoridades de toda a região do Norte Pioneiro.

“Alguns prefeitos não fazem obras de saneamento porque o dinheiro fica enterrado. Nossa cidade tem 90% de cobertura com rede de esgoto e logo estará perto dos 100%, graças à parceria do Governo do Estado e da Sanepar para atender até os pontos mais difíceis da cidade. Agora a próxima a ser atendida será a comunidade de São Roque”, agradeceu Nassar.

Chaowiche lembrou que a Sanepar realizou obras em cerca de 50 municípios paranaenses neste ano para viabilizar a implantação ou ampliação do serviço de esgotamento sanitário. Na região do Norte Pioneiro, a Sanepar está investindo em importantes obras de saneamento, como em Carlópolis e Wenceslau Braz, cidades representadas entre os muitos prefeitos presentes na solenidade em Joaquim Távora.

“Estamos muito longe da crise no abastecimento que São Paulo viveu no passado e do racionamento que Brasília vive desde janeiro. Já universalizamos o atendimento com água na zona urbana e agora estamos levando água de qualidade para comunidades rurais do nosso Estado”, disse Mounir.

O presidente da Sanepar lembrou ainda que, para avançar na universalização dos serviços de coleta e tratamento de esgoto, bem como no fornecimento de água tratada, um volume bastante significativo de recursos é investido em pequenas obras de melhoria e na manutenção dos sistemas. “Infelizmente muitas pessoas não sabem que investimos cerca de R$ 3 milhões somente na ampliação desta estação. Assim como um número maior por todo o Estado não consegue acompanhar todas as melhorias que fazemos para ampliar e modernizar nossas unidades e redes a fim de garantir qualidade de vida para todos”, destacou Chaowiche.

DESDE A IMPLANTAÇÃO – O vereador Antônio Constante Bagatim, o Tunico Bagatim, também era um representante do povo de Joaquim Távora na Câmara Municipal quando a Sanepar inaugurou a ETE Água Limpa em 1996. Nesta quinta-feira (23), ele estava entre as autoridades municipais que, ao lado de Nassar e do vice-prefeito Valdeci Azarias, comemoraram o investimento na ampliação da estação. “Saneamento é tudo numa cidade, é saúde. Lembro-me que sofremos muito quando a Sanepar começou a fazer a implantação da rede de esgoto. A população reclamava dos buracos. Mas, graças às obras e aos buracos, temos hoje 90% de atendimento com o serviço na cidade”, afirma.

QUALIDADE DE VIDA - O casal Valdir Zagonel e Marilene Mazeto também fez questão de participar da inauguração em Joaquim Távora. Eles moram na cidade há 17 anos; vieram de São Paulo em busca de sossego e melhor qualidade de vida. “Noventa por cento de esgoto sendo tratado é uma maravilha. Cremos que a saúde vem em primeiro lugar e um investimento nesta área significa respeito ao ser humano e ao meio ambiente”, comentou Valdir.

A OBRA – Foram investidos R$ 2,769 milhões na obra de ampliação da ETE Água Limpa. Este recurso viabilizou a construção de um reator anaeróbio de lodo fluidizado (Ralf), poço divisor de fluxo, filtro biológico, câmara de contato e estação elevatória de lodo. Este conjunto de aparelhos representa um ganho operacional para unidade, que teve sua capacidade de processamento elevada de 20 litros por segundo (l/s) para 30 l/s.

Para a inauguração da obra em Joaquim Távora, o presidente Chaowiche contou com a participação do gerente geral da Sanepar na Região Nordeste, Sérgio Bahls, do gerente regional, Juarez Wollz, do gerente de Projetos e Obras, Luiz Nacayama, além de coordenadores, engenheiros e técnicos da Companhia quem atuam na região.

Galeria

  • Entrega da ampliação da estação de tratamento de esgoto
  • O presidente da Sanepar Mounir Chaowiche
  • O prefeito de Joaquim Távora Gelson Mansur Nassar
  • O vereador Tunico Bagatim
  • Evento reúne autoridades e comunidade da região