Notícias

Autoridades na inauguração da obra de transposição do Rio Capivari

Governo e Sanepar inauguram transposição do Rio Capivari

28/10/2021

Obra pode levar cerca de 700 litros por segundo da Bacia do Capivari, em Colombo, para o Sistema de Abastecimento Integrado da Região Metropolitana

O governador Carlos Massa Ratinho Junior e o diretor-presidente da Sanepar, Claudio Stabile, inauguraram na manhã desta quinta-feira (28) a obra de transposição do Rio Capivari, em Colombo, para a Bacia do Iraí. Construída em prazo recorde de seis meses, a obra estava operando desde o mês passado, em fase de testes, e a partir da inauguração poderá contribuir com o incremento de até 714 litros de água por segundo para o Sistema de Abastecimento Integrado de Curitiba e Região Metropolitana (SAIC).

Prevista inicialmente para 2025, a obra foi antecipada para mitigar os efeitos da crise hídrica sobre o Paraná, com impacto maior no abastecimento da Região Metropolitana. Os investimentos são de R$ 55 milhões, com a construção da unidade de captação da água do rio, estação elevatória e tubulações.

O governador Ratinho Junior elogiou o trabalho da Sanepar pela agilidade com que construiu a transposição. “Uma obra gigantesca, feita em seis meses, possível graças à organização e ao planejamento da Companhia no enfrentamento da maior estiagem que enfrentamos nos últimos 90 anos. A população nem imagina o desafio que é levar água em sua torneira. Isso é feito pela Sanepar com muita paixão e senso de responsabilidade.”

O diretor-presidente da Sanepar, Claudio Stabile, disse que a obra do Capivari é mais um exemplo do afinco e do comprometimento da Companhia na superação da crise hídrica. “É uma importante contribuição ao sistema”, disse.

Também participaram do evento o prefeito de Curitiba, Rafael Greca, o prefeito de Colombo, Helder Lazarotto, a prefeita de Pinhais, Marli Paulino, o deputado Ademar Traiano, representantes de prefeituras e Câmaras Municipais da RMC.

A OBRA - O percurso da água da Bacia do Capivari até a Bacia do Iraí é de 26,7 quilômetros. São 10 km de tubulação que leva a água a um afluente do Rio Timbu, que faz o restante do trajeto até a barragem do Iraí. Na captação, são utilizadas três bombas de 117 hp cada; e na elevatória, mais quatro motores de 850 hp cada que bombeiam a água para superar uma altitude de 122 do metros do Morro do Roseira e fazer a transposição de uma bacia a outra.

No ponto da captação, a Sanepar construiu uma barragem de nível, que faz a elevação necessária do manancial para que a água chegue ao canal de entrada, além de um degrau que possibilita o deslocamento dos peixes no período da piracema.

A Sanepar dará prosseguimento ao projeto original, de construção de uma estação de tratamento de água no local, aproveitando a estrutura da captação, de elevatória e tubulação, que no futuro irá transportar água tratada para o SAIC.

RIO VERDE – Além da transposição do Rio Capivari, a Sanepar também faz a transposição do Rio Verde, em Araucária, que já está operando desde o mês passado e leva até 200 litros de água por segundo para a Barragem do Passaúna. A contribuição total chegará a quase mil litros de água por segundo. Essas duas estruturas vão melhorar a performance de fornecimento do sistema de abastecimento de água de Curitiba e região metropolitana.

Veja o vídeo da inauguração da transposição do Rio Capivari

Galeria

  • Autoridades na inauguração da obra de transposição do Rio Capivari
  • Governador Ratinho Junior elogiou agilidade com que foi feita a obra
  • Presidente da Sanepar na inauguração da obra de transposição do Rio Capivari
  • Inauguração da obra de transposição do Rio Capivari
  • Unidade de captação de água do Capivari para transposição à Bacia do Iraí
  • Captação no Rio Capivari, em Colombo