Notícias

Acreditação do Inmetro foi mantida nos quatro laboratórios de análise de conformidades

Inmetro reconhece padrões de excelência nos laboratórios de análises da Sanepar

18/02/2022

Auditoria reconhece que os processos de análises de água e de esgoto são feitos de forma precisa e confiável

Os laboratórios de análises da Sanepar em Curitiba e Londrina foram novamente reconhecidos pela Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro (CGCRE) de que seus processos são executados de forma precisa e de acordo com padrões de excelência definidos pela norma ISO/IEC 17.025:2017, da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Esta norma é exclusiva para laboratórios de ensaio e calibração.

A reavaliação de acreditação foi feita na semana passada nesses dois laboratórios, sendo que os de Cascavel e Maringá também tiveram a certificação confirmada recentemente. Em Londrina, o escopo da acreditação refere-se às análises de 10 parâmetros físico-químico e microbiologia. Em Curitiba, o certificado mantido abrange 81 parâmetros.

Há cerca de 20 empresas de saneamento no Brasil com essa acreditaçao. Na Sanepar, os quatro laboratórios centrais são acreditados “A acreditação do laboratório confere exatidão e precisão aos resultados analíticos permitindo o atendimento com excelência de requisitos internos e externos”, afirma o diretor de Operações, Sérgio Wippel.

Ele explica que a equipe vem trabalhando há vários anos em todo o estado para este reconhecimento. O primeiro certificado de acreditação foi emitido em fevereiro de 2021.

Galeria

  • Acreditação do Inmetro foi mantida nos quatro laboratórios de análise de conformidades
  • Certificação indica que processos são executados de acordo com ISO/IEC 17.025:201