Notícias

Novo reservatório já entrou em operação

Irati tem novo reservatório de água tratada

18/06/2019

Com esse equipamento, Sanepar melhora o sistema de abastecimento na cidade

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) concluiu, em Irati, a construção de um novo reservatório, com capacidade para armazenar 1,6 milhão de litros de água tratada. Com isso, a capacidade total de reservação do sistema foi ampliada em 60%, o que deve contribuir para o abastecimento da cidade pelos próximos 30 anos.

O novo reservatório fica no bairro Fernando Gomes e abastece a região sul do município, como os bairros Lagoa, Engenheiro Gutierrez, Riozinho, Vila Raquel, Jardim Aeroporto, Vila São João, Alto da Lagoa, Jardim Virgínia e parte dos bairros Stroparo e Fósforo.

O gerente de Projetos e Obras da Sanepar na região Sudeste, Joel Pires, destaca que o investimento da Companhia nesta etapa de ampliação do Sistema de Abastecimento de Irati incluiu também a instalação de aproximadamente 12 km de redes de distribuição de água, 6 novas estações elevatórias de água tratada, interligações, travessias e equipamentos operacionais para controle de pressão e vazão do sistema. Para isso, foram aplicados R$ 6,3 milhões.

“O investimento propicia melhor reservação e distribuição, gerando equilíbrio no sistema, além de melhorar a disponibilidade de água tratada na cidade de forma geral”, reforça.

Tecnologia – Sob a fiscalização do engenheiro Guilherme Farhat e do técnico Jerry Carvalho Lecheniooski, o novo reservatório foi construído com chapas de aço vitrificado, no lugar do tradicional concreto armado. A tecnologia, que vem sendo adotada pela Sanepar em vários municípios, oferece vantagens como menor prazo para instalação e maior facilidade de limpeza e manutenção, já que as placas reúnem a força e a flexibilidade do aço com a resistência do vidro à corrosão.

Galeria

  • Novo reservatório já entrou em operação
  • Novo reservatório já entrou em operação
  • A construção do reservatório foi feita em chapas de aço vitrificado
  • A construção do reservatório foi feita em chapas de aço vitrificado
  • Detalhe interno da estrutura do reservatório