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Equipes usam identificação na hora das vistorias

Ligações de esgoto são vistoriadas em Salto do Lontra

02/10/2019

As abordagens estão sendo feitas em imóveis que já são atendidos pelo serviço de coleta e tratamento de esgoto

A Sanepar está realizando, em Salto do Lontra, vistorias técnicas ambientais para verificar se a interligação entre a rede interna do imóvel e a rede coletora de esgoto está instalada da maneira correta. O trabalho teve início em setembro, e deve abranger 1.740 imóveis da cidade.

Serão vistoriados os imóveis localizados nos bairros Olaria, Santa Maria, Jardim Primavera, Cooperativa, Itaipu, Centro e São Miguel. Caso o imóvel não esteja interligado à rede coletora, o morador recebe um panfleto com orientações sobre o padrão de ligação exigido pela Sanepar. O trabalho faz parte do Programa “Se ligue na rede”, desenvolvido pela Companhia.

A Sanepar alerta aos moradores para que o serviço de interligação do imóvel à rede de esgoto seja feito por profissional capacitado, principalmente em relação à instalação da caixa de gordura. O destino correto da água de chuva também precisa ser observado. A água de chuva não deve estar conectada na rede pública de esgoto. O destino da água de chuva é a galeria pluvial, ou a infiltração diretamente na terra.

Caso seja constatado que o imóvel ainda não está interligado à rede de esgoto ou seja verificada outra irregularidade, o cliente será notificado e terá um prazo para a adequação. A residência que estiver com a conexão feita de maneira correta recebe um certificado de regularidade.

Conforme determina o Código Sanitário Estadual, é obrigatória a ligação de todos os prédios residenciais, comerciais e industriais localizados em áreas servidas por sistema de coleta de esgoto. O lançamento indevido do esgoto doméstico provoca mau cheiro, poluição, proliferação de insetos e favorece o surgimento de doenças pelo contato com a água poluída. Lançar água de chuva na rede coletora de esgoto pode provocar extravasamento e também prejudicar o processo de tratamento.

AGENTES – A equipe que está realizando as vistorias pode ser identificada pelo uso de crachá e colete azul, com a inscrição “A serviço da Sanepar”. É muito importante que a população os receba e ouça todas as suas orientações. Eles precisam entrar no imóvel para realizar a vistoria. Por meio da aplicação de um corante, o profissional identifica se o esgoto está ou não sendo lançado corretamente.

Em caso de dúvida, os clientes podem entrar em contato com a Sanepar através do telefone 0800 200 0115 ou pelo site www.sanepar.com.br.

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  • Vistorias são feitas nas instalações hidráulicas e nas caixas de gordura
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