Notícias

Manutenção afeta abastecimento

13/08/2014

Interrupção no fornecimento de água pode atingir mais de 80% da população

A Sanepar realiza no próximo domingo (17) serviços de manutenção preventiva no reservatório hidropneumático da unidade de Captação do Rio Pirapó. Para o trabalho, a empresa precisará interromper o bombeamento de água bruta para a Estação de Tratamento de Água, localizada no Jardim Alvorada, afetando o abastecimento em mais de 80% da cidade. O fornecimento de água será interrompido a partir das 24 horas de sábado e retornará gradualmente até a segunda-feira (18).

De acordo com o gerente regional da empresa, Valteir Galdino da Nobrega, a manutenção é fundamental para garantir o pleno funcionamento do reservatório, responsável pelo bombeamento da água para o tratamento. “O equipamento do reservatório que passará por manutenção tem a função de manter a pressão estabilizada nas adutoras de água bruta, em caso de quedas de energia”, explica.

As únicas áreas da cidade que não serão afetadas são aquelas abastecidas por poços tubulares profundos. Entre elas estão as regiões dos bairros abastecidos pelo Centro de Reservação Torre Alta (Conjunto Cidade Alta), parte do Jardim Higienópolis e Conjunto Ney Braga.

Clientes que não possuem caixa-d’água domiciliar serão os mais afetados. A Sanepar lembra que, de acordo com norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), cada imóvel deve ter caixa-d’água com capacidade para atender as necessidades por, no mínimo, 24 horas. O reservatório domiciliar deve armazenar pelo menos 500 litros.

A Sanepar orienta para que a população utilize a água com racionalidade, evitando desperdícios.

O Serviço de Atendimento ao Cliente Sanepar é feito pelo telefone 115. Ao ligar, tenha em mãos a conta de água ou o número de sua matrícula.

Galeria