Notícias

Rosane Rivelini, primeira fiscal de obras da Sanepar

Mulheres ocupam cargos de liderança e também atuam na operação dos sistemas

08/03/2021

No início do trabalho da Companhia, presença de mulheres era muito tímida; hoje, elas estão em todas as áreas 

Elas estão em todas as áreas, em diferentes atividades, em diferentes setores. Mas nem sempre foi assim. A primeira mulher contratada pela Sanepar para a área de projetos, a primeira engenheira da empresa, começou a trabalhar no setor somente em 1976. Durante muito tempo ainda, a presença feminina nas frentes de trabalho da Companhia era muito tímida.

Por considerar o trabalho, focado na atividade operacional, muito pesado e, em grande escala, essencialmente braçal, as contratações eram quase exclusivamente masculinas. Mas elas foram chegando e ocupando os espaços antes exclusivos para os homens. Inicialmente, em pequeno número e mais restritas às mesas dos escritórios, aos poucos foram mudando o cenário e a política da Companhia.

Entre tantos espaços, elas transitam pelo serviço de leitura, sob sol e chuva, pelas escalas de operação de grandes estações de tratamento de água (ETAs) e pelos laboratórios de análises de controle do processo das estações de tratamento de esgoto (ETEs). Muito mais recentemente, já nos anos 2000, mulheres passaram a ter mais voz no comando, nas supervisões, coordenações e gerências e na Diretoria.

Atualmente, são 1.343 mulheres em todas as áreas. Nos cargos de chefia, nas gerências e comandando de duas importantes diretorias: a diretoria Administrativa e a Diretoria de Investimentos.

Grandes incentivadoras dos colegas nas suas rotinas e acolhedoras de demandas e novas ideias, as mulheres têm se posicionado e compartilhado responsabilidades nas tomadas de decisão progressivamente. O caminho aberto por Luiza Isabel Carvalho, a primeira mulher contratada pela Sanepar em 1964, como telefonista, e pela primeira engenheira, Maria Regina Tosin, 10 anos depois, continua sendo trilhado, em condições de igualdade, cada vez mais, por mais mulheres.

Galeria

  • Rosane Rivelini, primeira fiscal de obras da Sanepar