Notícias

Cerca de 250 quilos de resíduos foram retirados do rio

Mutirão de limpeza retira 250 quilos de lixo do Rio Nhundiaquara em Morretes

27/09/2021

Ação Ambiental marcou o início da Semana do Voluntariado Paranaense

Os empregados da Sanepar participaram, nesta segunda-feira (27), do mutirão de limpeza do Rio Nhundiaquara  em Morretes.  De forma voluntária, 50 empregados retiraram cerca de 250 quilos de resíduo das margens do rio. O material que pode ser reciclado será encaminhado para Associação Coletores de Morretes – Acomarem. A sensibilização dos moradores em relação ao uso racional da água, crise hídrica e descarte irregular de lixo que são grandes poluidores dos rios urbanos integraram as atividades.

A ação marcou o início da Semana do Voluntariado que terá uma série de ações em várias regiões do Paraná. Além de Morretes, que reuniu empregados daquela unidade, de Matinhos e de Guaratuba, foi feita uma ação em Maringá. Na Cidade Canção, o evento mobilizou voluntários que participaram de um circuito com cinco atividades ambientais e plantio de 50 mudas de espécies nativas. Das margens do Córrego Mandacaru foram retirados sofás, colchões e centenas de resíduos plásticos.

O presidente da Sanepar, Claudio Stabile , participou das atividades e destacou o lado solidário dos empregados da empresa. “A solidariedade já faz parte do sanepariano. Eles estão sempre dispostos a ajudar, principalmente nas questões socioambientais”, disse.

“A Sanepar é uma grande parceira nas ações sociais.  Agradecemos a solidariedade da equipe que tem participado ativamente das ações de voluntariado em todo Estado.”, destacou a primeira-dama, Luciana Saito Massa, que participou das atividades  em Morretes.

Essas ações ambientais cumprem três Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que são: Objetivo 6. Água Potável e Saneamento: Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todas e todos; Objetivo 11. Cidades e Comunidades Sustentáveis: Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis; e Objetivo 12.  Consumo e Produção Sustentáveis: Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.

NO PARANÁ - A Semana do Voluntariado no Paraná foi criada em 1990, tendo o dia 27 como data alusiva ao Voluntário do Paraná. Seu objetivo é incentivar e multiplicar ações voluntárias por todo território paranaense. A iniciativa é da Superintendência Geral de Ação Solidária (SGAS), do Governo do Estado. Eventos online e presenciais serão realizados todos os dias da semana em diferentes cidades, com a promoção de empresas públicas estatais e outros órgãos, observando os cuidados relativos à pandemia.

Galeria

  • Cerca de 250 quilos de resíduos foram retirados do rio