Notícias

Nova onda de frio pede retomada de cuidados com hidrômetros

02/08/2019

A Sanepar orienta moradores a protegerem os medidores de água de seus imóveis

Uma nova frente fria que chega ao Sul do País nesta sexta-feira (02), deve novamente causar a queda nas temperaturas no Estado. De acordo com o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), as temperaturas negativas e geadas registradas no início do mês de julho podem se repetir neste fim de semana. A Sanepar alerta a população para que proteja seus hidrômetros, evitando problemas como vazamentos e estouros de canos.

A queda das temperaturas e as geadas podem congelar a água dentro dos medidores (hidrômetros) e provocar o rompimento das tubulações que ficam expostas, causando a interrupção do abastecimento e transtornos. Na última onda de frio intenso, em Guarapuava, nos dias 6 e 7 de julho, a Sanepar atendeu a 22 chamados por problemas em hidrômetros. Boa parte deles eram vazamentos e estouro da tubulação devido ao frio e à geada. Na mesma data, no município de Palmas, região Sudoeste do Estado, foram registrados 32 atendimentos por problemas relacionados à forte geada. Em General Carneiro, uma das cidades mais frias do Paraná, foram 10 chamados de clientes.

Como proteger – A sugestão da Sanepar é para que as pessoas cubram o relógio e os canos aparentes com caixas de papelão, pedaços de plástico, lonas, ou outros tipos de material que impeçam o acúmulo de gelo. Outra medida eficaz é fechar o registro de entrada de água à noite, para evitar o acúmulo e o congelamento da água dentro do equipamento e da tubulação.

De acordo com o Simepar, no amanhecer de sábado (03) e de domingo (04) há previsão de geada nas regiões Oeste e Sudoeste do Estado. Nas demais regiões, mesmo com as temperaturas baixas, as condições meteorológicas não são favoráveis a formação de geada.

Galeria