Notícias

Nova rede de Ampére beneficia 6.000 pessoas

09/01/2013

São 26 km de rede nos bairros S.Francisco, Santa Mônica, Rondinha, Jardim Floresta, Colina e Uassari.

O município de Ampére, no Sudoeste do Estado, está recebendo um dos maiores pacotes de obras de saneamento de sua história. Por meio da Sanepar, o Governo do Estado está investindo R$ 2,5 milhões para ampliar a coleta e o tratamento de esgoto na cidade.

Ao todo, serão construídos 26 quilômetros de rede coletora de esgoto, beneficiando mais 1.140 famílias dos bairros São Francisco, Santa Mônica, Rondinha, Jardim Floresta, Colina e Uassari. O início das obras está previsto para fevereiro, e o prazo para entrega é de um ano. A previsão é de que até 2014 mais de 6 mil pessoas sejam atendidas com coleta e tratamento de esgoto.

O presidente da Sanepar, Fernando Ghighone, ressalta a retomada, nos últimos dois anos, da capacidade de investimentos pela empresa e antecipa um grande pacote de obras até 2014. “Além de um investimento de R$ 1,93 bilhão em obras de saneamento em todo o Paraná, entraremos com mais vigor na área de destinação final dos resíduos sólidos, propondo novas parcerias com os municípios”, afirma.

Com este empreendimento, o índice de coleta de esgoto no município, que é de 40%, chegará a 65%, recomendado pela Organização Mundial da Saúde. Todo o volume coletado recebe tratamento. De acordo com o gerente regional Celço Arisi, “a ampliação do atendimento significa uma vida mais saudável, com redução de gastos com medicamentos e consultas médicas, além de preservação do meio ambiente”. O investimento será feito com recursos do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) destinado a obras de saneamento básico em municípios com menos de 50 mil habitantes.

Galeria