Notícias

Sabáudia ganha reforço no abasecimento com integração a sistema vizinho

Obra reforça abastecimento em Sabáudia

22/03/2021

Obra de interligação do novo anel será concluída na próxima semana

A Sanepar deve concluir, na próxima semana, a obra de interligação de uma rede de grande diâmetro, chamada anel, que irá incrementar em 38% a produção de água atual de Sabáudia, prejudicada pela estiagem prolongada. Ao todo são cinco mil metros de tubulações para esta interligação, que irá reforçar o abastecimento na cidade, especialmente nos dias mais quentes.

“Estamos otimistas com a operação desta nova rede. Iremos analisar o comportamento do sistema e o consumo durante a primeira semana de abril para rever a necessidade do rodízio”, afirma o gerente regional da Sanepar em Arapongas, Bráulio Leonel.

A Sanepar também publicou no dia 15 de março um edital de licitação para contratar a perfuração de um novo poço em Sabáudia. “Estamos nos planejando  para o atendimento das demandas futuras do sistema, prevendo o crescimento populacional e o aumento do consumo”, explica.

RODÍZIO – Desde 3 de março, a Sanepar implantou um sistema de rodízio no abastecimento de água de Sabáudia. A medida é necessária devido à queda na vazão do principal poço que abastece a cidade, desde o último semestre do ano passado por causa da estiagem. Além disso,  as altas temperaturas dos últimos meses elevaram muito o consumo de água local.

O rodízio divide a cidade em zonas Alta e Baixa (tabela anexa), com interrupções no abastecimento de água em horários e dias alternados entre manhã e tarde.

A Zona Alta da cidade é formada pela região Central e outros bairros. A Zona Baixa da cidade compreende a região dos conjuntos residenciais Renascer entre outros. (veja a relação de bairros na tabela abaixo)

Caminhões-pipa ajudam na manutenção do nível do reservatóro e atendem situações emergenciais.

CONTATO – Dúvidas sobre o funcionamento do rodízio poderão ser esclarecidas pelo Serviço de Atendimento ao Cliente Sanepar, que é feito pelo telefone 0800 200 0115 e funciona 24 horas. Ao ligar, tenha em mãos a conta de água ou o número de sua matrícula.

Galeria

  • Sabáudia ganha reforço no abasecimento com integração a sistema vizinho
  • Obras estão em fase de conclusão. Novo poço tem licitação em andamento
  • Sanepar deve avaliar manutenção de rodízio ou sua suspensão no início de abril