Notícias

Obra na região central substitui 86 km da rede de água

Obras melhoram abastecimento de água em Londrina

07/04/2021

Substituição de 88 km de rede tem investimento de mais de R$ 15 milhões

Nesta quarta-feira (7), a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) cumpre mais uma etapa da obra de melhoria na distribuição de água da região Central de Londrina. Trata-se da interligação de parte dos 86 km da rede de polietileno de alta densidade (PEAD) que está substituindo a antiga de ferro fundido. Os investimentos são de R$ 15,3 milhões.

A substituição da rede melhora a eficiência operacional do sistema de abastecimento e beneficia imóveis do quadrilátero formado pela Avenida Dez de Dezembro, Avenida Bandeirantes (continuação da Rua Bolívia), Avenida Juscelino Kubitschek e Rua Amapá.

Iniciada em junho de 2020, a obra segue com o cronograma adiantado. Mais de 40% do projeto já foi executado, o que significa que a obra, prevista para durar três anos, pode ser concluída antes do prazo.

Utilizando-se de metodologia não-destrutiva, com cravação dos tubos em grande parte do projeto, a Sanepar evita cortar ruas e calçadas, eliminando transtornos em frente os imóveis e no trânsito.

“Esta obra faz parte do nosso plano de renovação da rede de distribuição de Londrina, não só a mais antiga de ferro fundido, como as implantadas com dimensões inadequadas. O novo material, o PEAD, é de qualidade superior e tem maior durabilidade. E, portanto, menos suscetível a vazamentos”, explica o gerente geral da Sanepar na Região Nordeste do Paraná, Antônio Gil Gameiro.

A Sanepar já prepara um novo processo de licitação para mais 42 km em diferentes regiões da cidade ainda neste ano. Serão atendidos imóveis dos jardins Semiramis, Coimbra, Eldorado, Europa, Adriana, Três Marcos, Cláudia e São Francisco de Assis.

INTERVENÇÕES – Nesta quarta-feira (7), a obra interrompe o abastecimento de água nas vilas Canziani, Penteriche e Larsen, nos jardins América, Vila Canziani, além de parte do Centro. A previsão é que o abastecimento seja normalizado durante a noite, de maneira gradativa.

O serviço está sendo realizado até as 18 horas, nos cruzamentos da Avenida Juscelino Kubitschek com a Mato Grosso, Duque de Caxias e Rua Brasil) e nos cruzamentos da Rua Uruguai com Brasil e Jorge Velho.

A população deve usar a água de maneira racional, evitando desperdícios, para que o sistema se recupere o mais breve possível.

 

Galeria

  • Obra na região central substitui 86 km da rede de água
  • Metodologia não destrutiva reduz cortes em calçadas e ruas
  • Cronograma adiantado pode encurtar prazo da obra
  • Substituição de tubulação traz melhor condição operacional e na distribuição de água