Notícias

Webinar “Como Fazer Negócios no Estado do Paraná” foi nesta terça-feira (8)

Presidente da Sanepar destaca diferenciais da Companhia em webinar com investidores italianos

08/06/2021

Evento teve o objetivo de apresentar oportunidades de parcerias e negócios no Paraná para empreendedores italianos

O diretor-presidente da Sanepar, Claudio Stabile, participou na manhã desta terça-feira (8) do webinar “Como Fazer Negócios no Estado do Paraná”, promovido pela Câmara Ítalo Brasileira de Comércio e Indústria do Paraná e pela Associação Promo Brasile Italia. Ele destacou os diferenciais da Sanepar que tem indicadores que a colocam em condições de competitividade até mesmo dentro do padrão europeu.

O objetivo do evento, em formato online, foi apresentar oportunidades de parcerias e desenvolvimento de negócios entre os paranaenses e instituições e empreendedores italianos.

O webinar foi aberto pelo vice-governador do Paraná, Darci Piana, que falou dos pontos fortes do estado, como infraestrutura, comunicação, setor metalomecânico, agroindústria e biotecnologia. “O Paraná é um estado sólido e seguro, sendo uma grande oportunidade de investimentos para empresas italianas”, disse.

Claudio Stabile ressaltou uma importante diferença da Sanepar em relação às demais empresas do setor: ser uma companhia de capital aberto, com ações na B3, o que garante investimentos independentemente do tesouro do Estado. “Os nossos investimentos são priorizados a partir das necessidades da população urbana do Estado. Assim, estabelece-se um plano plurianual de investimentos (PPI), revisado anualmente, buscando a universalização do esgotamento sanitário, assim como já alcançamos com a água potável.”  Para o ciclo 2021-2025, o PPI prevê investimentos regulatórios de R$ 7,8 bilhões.

A Sanepar tem os melhores indicadores de saneamento do país, com 100% da população urbana atendida com água potável, e 77% com acesso à rede coletora de esgoto, sendo que 100% do esgoto coletado é tratado. Os investimentos visam avançar o esgotamento sanitário, alcançando a universalização. Para isso, a Sanepar busca a constante inovação. "A inovação só tem sentido quando está à disposição da população, ou seja, sai da teoria e, na prática, gera valor", disse Stabile.

Outro destaque, segundo Stabile, é o fato de a Sanepar atuar em ambiente regulado, seja pela agência estadual e também pela Agência Nacional das Águas (ANA), o que assegura equilíbrio nas relações entre o poder concedente, o prestador de serviços e os usuários, buscando a modicidade tarifária, os investimentos prudentes e eficiência dos serviços. 

Além das premissas regulatórias, o presidente enfatizou a importância da sustentabilidade do setor. "Estamos atentos ao tripé ambiental, social e econômico, conjugando com os critérios de governança e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) preconizados pela Organização das Nações Unidas (ONU)."

Galeria

  • Webinar “Como Fazer Negócios no Estado do Paraná” foi nesta terça-feira (8)
  • Presidente da Sanepar, Claudio Stabile
  • Webinar “Como Fazer Negócios no Estado do Paraná” foi nesta terça-feira (8)