Notícias

Recreação na praia busca conscientizar sobre uso racional da água

19/01/2022

Sanepar e Paraná Esportes trabalham em parceria em atividades lúdicas até o fim de janeiro

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) e a Superintendência Geral do Esporte (Paraná Esportes) promovem ações de educação ambiental no Litoral, divulgando informações sobre uso racional da água e destinação correta do lixo. Monitores que atuam nas atividades recreativas nas cinco arenas nas praias do Paraná estão distribuindo material educativo e lúdico com foco socioambiental.

Cerca de 50 mil materiais como bolas, frisbee e jogo ludo serão entregues à população até o fim de janeiro. A distribuição dos materiais é feita a participantes de atividades desportivas, recreativas e educativas nas arenas da Paraná Esportes nas praias de Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná, de terça a domingo, das 8h ao meio-dia e das 15h às 19h.

Os monitores também fazem o “Minuto Sanepar”, durante as atividades recreativas na praia e nas visitas domiciliares. Nessa ação, eles dão informações sobre o uso racional da água e fazem jogos interativos sobre a destinação correta de resíduos. A iniciativa visa conscientizar a população sobre a importância das ações rotineiras em relação à água e ao lixo.

EM FAMÍLIA – Um dos materiais distribuídos é o jogo de tabuleiro Ludo Água, um convite para o aprendizado em grupo ou em família sobre o uso da água. São quatro as “missões” propostas pelo Ludo Água: tomar banhos rápidos, evitar vazamentos, não desperdiçar a água e usar o balde ao invés da mangueira. O Ludo Água vem com dois ímãs, que devem ser colados na geladeira, para que todos os jogadores possam ver e ir avançando a cada missão alcançada individualmente. A proposta do jogo é que sejam estabelecidas metas de economia de água numa residência e também como deverá ser a premiação.

Galeria