Notícias

Em comemoração ao Dia do Rio, foi feita a soltura de 3.000 peixes – corimbas e lambaris – na captação de água do Rio Pirapó

Rio Pirapó recebe 3.000 peixes

26/11/2013

85% da população de Maringá é abastecida pelo Rio Pirapó

A Secretaria do Meio Ambiente de Maringá e a Sanepar promoveram na manhã de domingo (24), em comemoração ao Dia do Rio, a soltura de 3.000 peixes – corimbas e lambaris – na captação de água do Rio Pirapó. Participaram mais de 300 pessoas. O objetivo da atividade foi a conscientização sobre a importância da preservação dos cursos de água no município e região. O Rio Pirapó é responsável pelo abastecimento de mais de 85% da população de Maringá.

O secretário de Meio Ambiente, Umberto Crispim, destacou a importância da participação dos universitários no evento. “São vocês, estudantes, os responsáveis por repassar informações e atitudes ambientalmente correta às próximas gerações”, disse. O gerente geral da Sanepar, Paulo Battiston, chamou a atenção para a responsabilidade de cada maringaense. “Temos que ter atitudes corretas em relação ao meio ambiente e isso é responsabilidade de todos. O dia a dia dos empregados da Sanepar é fundamental para que todos tenham água tratada e de qualidade em suas residências”, declarou. Durante o evento houve uma missa e mudas de árvores (ipês) foram plantadas no entorno.

CAPTAÇÃO – Inaugurada na década de 60, a captação de água envia 1.100 litros por segundo (l/s) à Estação de Tratamento de Água Maringá, localizada na Zona 7 da cidade. Atualmente, três conjuntos de motobomba de 1.500 cavalos e dois de 600 operam 24 horas por dia, abastecendo mais de 85% dos moradores do município. Os outros 15% são abastecidos por cinco poços que extraem o produto do Aquífero Serra Geral. “Adquirimos recentemente mais um conjunto, ao custo de quase R$ 2 milhões, o que aumentará a produção para 1.440 l/s. Isso vai dar tranquilidade à população de Maringá até 2027”, destaca o gerente regional de Maringá, Valteir Galdino da Nóbrega.

Galeria

  • Em comemoração ao Dia do Rio, foi feita a soltura de 3.000 peixes – corimbas e lambaris – na captação de água do Rio Pirapó