Notícias

Gustavo Possetti, gerente da Sanepar, em apresentação no Fórum Mundial da Água

Sanepar apresenta trabalho no Fórum Mundial da Água no Senegal

24/03/2022

Parceria entre a Companhia de Saneamento do Paraná e a Itaipu Binacional em sistemas sustentáveis de esgotamento sanitário foi destaque em Dacar

A Sanepar e a Itaipu Binacional apresentaram, nesta quarta-feira (23), no 9.º Fórum Mundial da Água, o exemplo bem-sucedido de cooperação para a implementação de sistemas sustentáveis de esgotamento sanitário em cidades da região Oeste do Paraná, que visam a segurança hídrica e energética. A apresentação foi feita pelo gerente de Pesquisa e Inovação da Sanepar, Gustavo Rafael Collere Possetti, responsável pela Cooperação Técnica e Financeira, que também envolve o Parque Tecnológico Itaipu (PTI-BR), e pela bióloga da Itaipu Binacional, Jussara Elias de Souza.

O Fórum Mundial da Água é o maior evento internacional sobre o assunto e reúne lideranças, técnicos e pesquisadores de todo o mundo, com o objetivo de debater e propor soluções para os problemas relacionados à água em nível global. Organizado a cada três anos pelo Conselho Mundial da Água, o Fórum está sendo realizado na cidade de Dacar, no Senegal, com mais de 10 mil participantes.

Sanepar e Itaipu foram convidadas para integrar a programação desta edição do Fórum Mundial. A organização do evento considerou que a iniciativa das duas empresas é uma demonstração de como a colaboração de diferentes atores pode contribuir para a gestão integrada de recursos hídricos, harmonizando os interesses dos usuários da água e desenvolvendo o saneamento de uma região.

O trabalho integrado está sendo realizado em estações de tratamento de esgoto já existentes nas cidades de Medianeira, Itaipulândia e Santa Helena e contempla, ainda, a construção de sistemas de coleta e o tratamento de esgoto para Missal, Ramilândia e Serranópolis do Iguaçu.

Os investimentos compartilhados são de R$ 74 milhões e serão aplicados até o final de 2025.

Os sistemas estão sendo concebidos com o propósito de geração de valor com premissas de inovação, remoção de nutrientes, economia circular e novos arranjos de gestão, contribuindo com a melhoria da qualidade dos corpos hídricos daquela região e da vida da população.

“A cooperação é um instrumento essencial para avançarmos com o saneamento ambiental inclusivo e sustentável. Conceber alianças estratégicas voltadas para garantir água potável e serviços de esgotamento sanitário para todos é uma das principais orientações provenientes do 9º Fórum Mundial da Água", afirma Gustavo Possetti.

A Sanepar também está representada no Fórum pela gerente de Recursos Hídricos Ester Amélia Assis Mendes, quem é gestora de um outro convênio em andamento com a Itaipu Binacional e o PTI-BR, voltado para o desenvolvimento de sistemas integrados de dados para gestão e segurança da água nas Bacias do Piquiri, Ivaí e Paraná 3.

 

 

Galeria

  • Gustavo Possetti, gerente da Sanepar, em apresentação no Fórum Mundial da Água