Notícias

Cursos para encanadores capacita 40 pessoas em Ivaiporã

Sanepar capacita encanadores em Ivaiporã

07/06/2022

Ligação correta do imóvel na rede coletora é essencial para a saúde e o meio ambiente

A Sanepar deu curso de capacitação de ligação do imóvel à rede coletora de esgoto para 40 pessoas, em Ivaiporã, entre maio e junho. Os participantes também aprenderam como executar manutenções e pequenos reparos nas instalações hidrosanitárias. O objetivo do curso é promover o uso adequado da rede coletora, o destino correto para o esgoto a fim de que a comunidade tenha boas condições ambientais e de saúde.

“Este curso é importante para que as informações técnicas sobre como fazer de forma adequada a ligação do imóvel na rede coletora seja de domínio de mais pessoas. Seja o profissional ou um morador mais aberto ao aprendizado, o curso pode fazer diferença tanto para quem mora no imóvel quanto para a vizinhança”, resume o gerente regional da Sanepar, Luiz Carlos Jacovassi.

Ele avalia que este trabalho preventivo, antes mesmo de a Sanepar liberar a efetiva interligação do imóvel na rede de esgoto, ajuda tanto na operação da rede quanto no tratamento do esgoto nas estações. “A ligação errada de água de chuva na rede, por exemplo, causa transbordamentos e atrapalha o processo de tratamento”, afirma.

Devanil dos Santos Gomes participou da turma do curso de encanadores do último sábado, 4. Ele atua como encanador e se inscreveu em busca de novos conhecimentos sobre o saneamento. “Vi a forma correta de ligar o imóvel na rede de esgoto. Achei interessante”, pontua.

A dona de casa Maria da Gloria de Rezende se inscreveu no curso para tirar dúvidas sobre a ligação de esgoto do seu imóvel.  “Não sou encanadora, mas estou atenta e acho que todos deveriam fazer o curso para evitar erros comuns na ligação.”

PROGRAMA – A preparação de encanadores e as reuniões comunitárias são realizadas nas cidades que estão recebendo obras de ampliação da coleta e tratamento de esgoto. Em Ivaiporã a obra será concluída no segundo semestre. Com investimentos de R$ 50 milhões, a obra consiste na implantação de 100 quilômetros de tubulações, na construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Pindaúva e de três novas estações elevatórias: Pindaúva, Mangueira e Pindauvinha.

Galeria

  • Cursos para encanadores capacita 40 pessoas em Ivaiporã
  • Curso para encanadores ensina ligar o imóvel na rede de esgoto
  • Trabalho é preventivo para assegurar condições de saúde e ambientais
  • Curso para encanadores ensina ligar o imóvel na rede de esgoto