Notícias

Sanepar faz coleta de cocos verdes nas praias de Pontal do Paraná

Sanepar coleta 600 kg de coco verde por dia nas praias de Pontal do Paraná

27/01/2022

Cascas são enviadas a projeto sustentável que, além de diminuir impacto ambiental, gera emprego e renda

Nesta temporada do Verão Paraná, a Sanepar está contribuindo com a destinação adequada de cocos verdes retirados das praias de Pontal do Paraná. Os cocos deixados por banhistas nas areias e também em quatro bombonas ao longo da orla somam pelo menos 600 quilos por dia, que são enviados ao projeto Nossa Praia Mais Limpa e Sustentável.

Esta ação diminui os impactos ambientais causados pelo consumo de coco verde nas praias. Uma casca de coco leva em média 12 anos para se decompor. Deixados no meio ambiente, os cocos contribuem para a proliferação de vetores, como moscas, mosquitos, baratas e roedores. Além disso, contaminam o solo e emitem gases poluentes em sua decomposição.

Desenvolvido pela prefeitura de Pontal e pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar), o projeto de reaproveitamento do coco, além de evitar danos ambientais, gera emprego e renda e aumenta a vida útil do aterro sanitário do município.

Recolhidos pela Sanepar, os cocos têm as cascas retiradas pela prefeitura, que faz o encaminhamento do material à Universidade. Na Unespar, a casca passa por um processo de transformação em fibra de coco e em composto orgânico utilizado em hortas. A fibra pode ser utilizada como matéria prima de diversos produtos, como vasos para plantas, placas termoacústicas, mantas de contenção geotêxtil, tapetes, carvão de narguilé, briquetes e estofamento de assento de veículo, segundo o assessor técnico do Núcleo de Inovação Tecnológica da Unespar, Thyago Ramos da Rocha.

 

 

Galeria

  • Sanepar faz coleta de cocos verdes nas praias de Pontal do Paraná
  • Sanepar faz coleta de cocos verdes nas praias de Pontal do Paraná
  • Casca de coco verde pode ser transformada em composto orgânico para hortas ou em fibra
  • Parte do processo de beneficiamento da fibra do coco
  • Parte do processo de beneficiamento da fibra do coco